Vídeo de suporte estreia no Mundial de Futsal da FIFA Lituânia 2021



Um sistema de suporte de vídeo para árbitros será usado no Mundo de Futsal da FIFA pela primeira vez. O sistema compreenderá um operador de revisão e uma tela lateral para árbitros.
A tecnologia foi testada em várias ligas de futsal.

A história será feita no Mundial de Futsal da FIFA Lituânia 202, que será disputado de 12 de setembro a 3 de outubro. Em linha com o objetivo da FIFA de alavancar a tecnologia para melhorar a experiência no futebol, conforme estabelecido na Visão 2020-2023, o Conselho da FIFA aprovou recentemente o uso de suporte de vídeo (VS) no Mundial de Futsal da FIFA Lituânia 2021. Esta é a primeira vez que tal sistema será usado em num Mundial de Futsal da FIFA, com a tecnologia configurada para impactar positivamente o jogo. Naturalmente, o treino com o VS será uma parte importante do processo de preparação dos árbitros que estarão presentes no Lituânia 2021.

O sistema compreenderá um operador de revisão e um monitor de campo no qual os árbitros poderão rever incidentes específicos. Árbitros e equipas beneficiarão de replays de vídeo disponíveis para quatro tipos específicos de incidentes:

Situações de baliza
Incidentes penais
Cartões vermelhos diretos
Possíveis casos de identidade trocada

Pierluigi Collina, o presidente do Comité de Arbitragem da FIFA, apoia totalmente a introdução do VS e expressou o seu entusiasmo sobre sua implementação: “Este é um marco importante para o futsal: a introdução do VS no mais alto nível da competição internacional. Será um sistema inovador para o desporto, permitindo a revisão rápida de incidentes específicos em campo e, em última análise, garantindo resultados mais justos.”
Os árbitros terão a oportunidade de rever os incidentes imediatamente para esclarecer os momentos decisivos nas partidas de futsal. A tecnologia foi testada em várias competições e também já está em operação na Lituânia, país sede do FIFA 2021. Além disso, foram realizadas consultas a vários stakeholders do futsal, incluindo treinadores e jogadores de topo, o que gerou um feedback muito positivo em relação ao sistema.

“Claro, a implementação de qualquer novo elemento introduzido no jogo sempre apresenta desafios; no entanto, a reação da comunidade do futsal foi extremamente positiva. Os treinadores das seleções qualificadas serão informados sobre a ferramenta inovadora em breve e o foco é entregar um Mundial de Futsal fantástica e tecnologicamente moderna ”, acrescentou Collina.

O protocolo para o sistema VS está sendo finalizado e será lançado próximo ao torneio.

Vídeos
Cascavel faz 3 golos em inferioridade numérica.
Jorge Braz analisa grupo de Portugal no Mundial 2021
Sorteio do Mundial da Lituânia
Entrevista de João Miguel ao Canal 11
Resumo da Final da UEFA Futsal Champions League | FC Barcelona 3-4 Sporting CP
Resumo da Meia-Final da UEFA Futsal Champions League | Inter Movistar 2-5 Sporting CP
Os melhores golos da Jornada 30 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 29 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da jornada 28 da Liga Placard
Os melhores golos da Taça da Liga de Futsal Feminino - 2021
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade