Empate que fica para a história



A Finlândia estreou-se em fases finais de grandes competições diante da poderosa Itália. Num jogo intenso e nem sempre bem disputado, a seleção escandinava surpreendeu tudo e todos, esteve a vencer até aos últimos 76 segundos e desperdiçou o golo da vitória a 4 segundos do final. No final, os italianos estiveram em vantagem apenas durante… 10 segundos.

Em Groningen, na MartiniPlaza Arena, Itália e Finlândia fecharam a primeira jornada do Grupo B deste Campeonato da Europa de Futsal. Depois do empate a quatro entre Cazaquistão e Eslovénia, a poderosa Itália, que já conquistou a competição em duas ocasiões, mediu forças com a estreante Finlândia. À partida para este duelo, os nórdicos apenas somaram um empate em 6 jogos dianta da Squadra Azzurra. Todavia, esse empate ditou o afastamento da Itália do Mundial, já que a vaga para o play-off sobrou para a Finlândia, que viria a ser eliminada pela Sérvia.

A estrear-se em grandes competições no mundo do Futsal, a Finlândia deu boa mostra de si nos primeiros minutos e entrou com uma pressão altíssima e intensa que culminou no primeiro tento de sempre em Europeus… aos 53 segundos (0-1). Todavia, a vantagem da seleção escandinava durou apenas meio minuto, já que a Itália respondeu através de um rasgo individual de Nicolodia, que recebeu na direita, junto à linha, foi para dentro e rematou para o fundo das redes (1-1).

Nesta primeira parte o jogo teve poucas oportunidades de golo, com as duas equipas a estarem “muito presas” taticamente. A Finlândia não se acomodou perante o favoritismo italiano e rubricou uma boa exibição. Já a Itália teve grandes problemas para criar perigo junto da baliza de Koivumaki e o empate justificava-se.

Na segunda parte ambas as equipas entregaram fortes, com os jogadores a entregarem tudo em cada lance e a Itália a acercar-se, cada vez mais, da baliza escandinava. Até que, aos 30 minutos, Alano encontrou De Matos solto de marcação, no interior da área, e o jogador do Palma Futsal remata de pronto, com a biqueira da bota, para o 2-1! Porém, a vantagem italiana durou apenas... 10 segundos (2-2). Alamikkotervo cobrou, diretamente, um livre de longe, e acabou por surpreender toda a equipa da Itália, com a bola a entrar no canto superior direito, bem juntinho ao poste.

Aos 33 minutos, nova bola parada favorável à Finlândia, com Kytola a cobrar um canto na direita para o exterior da área, onde apareceu o capitão Autio a desferir uma bomba para o 2-3. Mais um golaço da Finlândia, numa jogada bem trabalhada, que merece ser visto e revisto. Aos 35’, De Matos rematou cruzado, de pé esquerdo, mas Koivumaki negou o empate com a ponta dos dedos. Dois minutos depois, Merlim rematou forte e, a mais com a trave, o guardião voltou a defender.

Com tanta oportunidade, o empate começava a pairar no ar e eis que, aos 39’, após uma jogada bem trabalhada pelo 5x4 italiano, a bola sobrou para De Marcos que, de meia distância, rematou para o 3-3. Bellarte manteve o guarda-redes avançado e, a 4 segundos do final, Koivumaki recuperou a bola no seu meio-campo e rematou para a baliza deserta, só que a bola saiu rente ao poste e acabou por não entrar. Grande oportunidade perdida pela Finlândia que, certamente, tornava este jogo ainda mais histórico.

Com o apito final dos árbitros Vladimir Kadykov e Petar Radojcic, a Finlândia estreia-se em fases finais com um empate, e logo diante da Itália. Nestes 40 minutos, os finlandeses estiveram a perder apenas durante 10 segundos, surpreendendo tudo e todos. Na próxima jornada, a Itália jogará contra a Eslovénia, enquanto que a Finlândia medirá forças com o Cazaquistão. Recorde-se que os jogos serão disputados na segunda-feira e o Grupo B está totalmente empatado.

 

Fotografia: UEFA


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade