Lisboa recebe Congresso da UEFA



Portugal vai acolher o 47º Congresso Ordinário da UEFA em 2023. Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Carlos Moedas aplaudem decisão

Lisboa é a cidade escolhida para receber o 47º Congresso Ordinário da UEFA, um dos mais importantes eventos do mundo do futebol. O anúncio foi feito pelo Comité Executivo da UEFA durante os trabalhos que decorrem em Viena.

A reunião magna do organismo que superintende todo o futebol europeu, terá lugar a 5 de abril de 2023, em local ainda a designar, numa organização conjunta entre a FPF e a própria UEFA. Esta será a segunda vez que o evento é realizado em Portugal, depois de Lisboa ter acolhido o congresso em 1956.

O 46ª Congresso da UEFA decorre esta semana em Viena na Áustria.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e o Comité Executivo da UEFA, pela decisão:

"A concretização deste importante evento em Portugal, em abril do próximo ano, constitui o reconhecimento do excelente trabalho da FPF e do seu Presidente, bem como das condições excelentes que o nosso País pode oferecer".

O Primeiro-Ministro, António Costa, congratulou a UEFA pela escolha de Lisboa como palco do seu congresso anual:

"Congratulo-me pelo facto de a UEFA ter escolhido Portugal para anfitrião de um dos eventos mais importantes do mundo do futebol. É uma escolha vencedora à partida e é com muito entusiasmo que acolheremos, no próximo ano, o 47º Congresso da UEFA. Também a FPF está de parabéns por esta conquista. Este anúncio revela, mais uma vez, que o mérito e o prestígio das cores nacionais extravasam as quatro linhas. Portugal, além de continuar a ser um dos melhores destinos turísticos do mundo e o quarto país mais seguro do mundo, continua na sua senda de vitórias não apenas no relvado, mas também na organização de grandes eventos. Cá vos esperamos em 2023!"

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, manifestou também a sua satisfação por ser anfitrião do evento:

“É com enorme orgulho e satisfação que vejo Lisboa ser escolhida como palco de eleição para tão grande desafio. A cidade que todos elogiam e conhecem saberá, como sempre, receber de braços abertos este evento e organização de referência.

Agradeço, como presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a escolha da cidade por parte da UEFA e recebam desde já um abraço amigo e o convite para marcarem presença em Lisboa no próximo ano"

Fernando Gomes, Presidente da FPF, reagiu ao anúncio oficial do organismo:

“É uma honra e uma responsabilidade receber o 47º Congresso Ordinário da UEFA, um evento desportivo de enorme importância no universo do futebol e do desporto mundiais. Desde já agradecemos, na pessoa do Presidente Aleksander Ceferin, a confiança depositada em nós pela UEFA e assumimos o compromisso de receber da melhor forma os congressistas que visitarão Lisboa em 2023.

Portugal tem-se assumido como um país organizador de grandes eventos – como o Campeonato da Europa, a Liga das Nações ou várias edições da Liga dos Campeões – e estamos confiantes de que estaremos, mais uma vez, à altura da tarefa.

Obrigado e bem-vindos a Lisboa!”

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade