A FIFA irá estender por mais uma temporada a possibilidade de jogadores e treinadores estrangeiros rescindirem, unilateralmente e sem prejuízo, os seus contratos de trabalho.



O Conselho da FIFA prolongou até 30 de junho de 2023 o direito de jogadores e treinadores estrangeiros suspenderem os seus contratos de trabalho com clubes de futebol/futsal russos e ucranianos, devido à invasão russa na Ucrânia.

Esta decisão ocorre após as alterações ao Regulamento sobre o Status e Transferência de Jogadores (RETJ) aprovadas pelo Conselho em 7 de março de 2022 e 16 de março de 2022, que buscavam fornecer segurança jurídica emergencial e clareza aos jogadores de futebol e treinadores afetados pela guerra .

Desta forma, continua a permitir que jogadores e treinadores suspendam " unilateralmente " até 30 de junho de 2023 como prazo um contrato com clubes afiliados à Federação Ucraniana de Futebol (UAF) ou à Federação Russa de Futebol (FUR) .

Estas disposições proporcionam aos jogadores e treinadores a oportunidade de treinar, jogar e receber um salário, protegendo os clubes ucranianos e facilitando a saída de jogadores e treinadores estrangeiros da Rússia.

Além disso, a FIFA também esclarece que menores de idade que deixarem a Ucrânia com seus pais para outros países devido ao conflito armado não infringirão as regras que impedem a transferência de jogadores que ainda não atingiram a idade de 18 anos. " A FIFA reitera sua condenação ao uso da força pela Rússia na Ucrânia e pede o fim imediato da guerra e o restabelecimento da paz ", acrescentou.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard
À lei da bomba (e de Guitta)
Jorge Braz: "Um jogo onde desde o início demonstrámos uma ambição gigantesca para vencer"
Jorge Braz quer Portugal focado em si mesmo frente à Tailândia
Ricardinho: "Os favoritos são sempre os mesmos. Vamos tentar intrometer-nos nesse lote"
Jorge Braz "É muito difícil e vai ser cada vez mais mas gostamos de coisas difíceis e é para a final que apontamos"
Nuno Dias analisa Sporting CP no arranque da temporada 2021/2022
Pulpis analisa SL Benfica no arranque da temporada 2021/2022
Jorge Braz anuncia convocados para o Mundial da Lituânia
Cascavel faz 3 golos em inferioridade numérica.
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade