André Coelho, o 'Rei Midas' do Futsal, por LNFS



O português completou uma temporada, para emoldurar, depois de se sagrar Campeão da Liga em Palma de Maiorca neste último sábado.

A vitória no campeonato colocou a cereja no topo do bolo de uma temporada bucólica para Coelho, que, combinando os seus sucessos no Barça com os da Seleção Nacional, fechou o percurso com seis novos títulos em seu nome.

A época 2021/2022 fez de André Coelho um íman de troféus capaz de encadear sucessivamente celebrações ao longo dos meses. Tendo acabado de terminar o seu percurso com o título de Campeão da Liga Nacional de Futsal debaixo do braço, o português pode olhar para trás a contar as asas para quem lhe falta dedos na mão. O fixo pode gabar-se este ano de ser o único hexacampeão depois de algumas atuações únicas que serviram para ser protagonista tanto nos campeonatos disputados com o seu clube, o Barça, como nos seus compromissos com a seleção portuguesa.
Às portas de julho, Coelho pôs fim a uma longa campanha pessoal que começou com o Mundial de 2021 na Lituânia, ainda no verão. A sua presença no torneio foi demorada, pois Portugal passou pelas eliminatórias e, já na primeira semana de outubro, o jogador viveu o seu primeiro grande dia de euforia com os seus compatriotas após vencer a Argentina por 1-2 na grande final. Foi também com a sua seleção nacional, ainda que a nível continental, o seu segundo sucesso da época ao conseguir também reinar no Euro 2022 que foi disputado na Holanda, revalidando o seu título numa final frente à Rússia em que o próprio André Coelho marcou para desempate num duelo concluído com 4-2 no final. Quase não houve tempo para descansar num fevereiro que monopolizou dois feriados para o encerramento português. Assim que a glória continental com sua equipa foi completada, André Coelho concentrou os seus esforços numa temporada com o Barça que também estava no caminho certo. Este mesmo mês acolheu o primeiro título em jogo do percurso a nível de clubes e mais uma vez o 'Rei Midas' do Futsal coroou o futuro da época do Barça de ouro apesar das dificuldades. André Coelho, autor do único golo do Barça nos 40 minutos da final da Supercopa da Espanha contra o Palma Futsal, não teve a mesma sorte quando foi para os penáltis decisivos, mas mesmo assim emergiu como Campeão em meio à agonia. Apenas algumas semanas depois, teve que enfrentar a Copa da Espanha, em que as emoções na superfície chegaram ao extremo em mais uma ronda de penáltis que sorriu para o Barça contra o ElPozo Murcia Costa Cálida numa final cercada de suspense. Mas a grande subida da temporada aconteceu depois da Páscoa. O Barça, classificado para a Final Four da UEFA Futsal Champions League, viajou para a Letónia para se vingar do ano passado e derrubar o Sporting CP numa final perfeita que terminou com um corretivo de 4-0 apesar da dificuldade incalculável que teve para ultrapassar o Benfica nas semifinais. Vencido o grande desafio do culé do ano, a equipa concentrou-se na Liga, conquistada com mão de ferro num maio avassalador.

O Barcelona, ??que foi o primeiro a classificar-se matematicamente para o Play Off, reafirmou-se como campeão da temporada regular a duas jornadas do fim. A equipa ganhou todos os seus benefícios para enfrentar as eliminatórias apoiadas por um 'fator de quadra' a favor e o Palau Blaugrana agradeceu, sendo fundamental para proporcionar o último impulso da equipa nos quartos e semifinais, para que mais tarde os homens de Jesús Velasco não deixarem escapar o comboio do alirón na primeira oportunidade com duas vitórias consecutivas na final, novamente contra o Palma Futsal.

Seis novos títulos no currículo de André Coelho serviram para estabelecer uma marca quase redonda, à beira do plenário. Apenas a Copa de SM El Rey 2022, nas mãos do CD BeSoccer UMA Antequera, evitou o domínio do fixo português em todas as competições disputadas no ano passado.


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade