Fifó e um "agridoce" adiamento do Europeu: "O cansaço não perdoa e estamos a gerir isso"



Internacional portuguesa Fifó está disposta a corrigir a final do Europeu feminino perdida há três anos diante da Espanha (0-4)

O adiamento da segunda edição da fase final do Campeonato da Europa de futsal feminino foi um "pouco agridoce" para a internacional portuguesa Fifó, disposta a corrigir a final perdida há três anos diante da Espanha (0-4).

"É prejudicial pelo cansaço acumulado. Também penso que, como houve muita gente a competir quase ou até o final da época, isso ajuda a que não estivéssemos totalmente paradas e possamos chegar à final four com alguma forma física. Mas, claro, o cansaço não perdoa e estamos a gerir isso. Até mesmo no plano emocional e mental, não é fácil mudar o chip de uma coisa para outra, mas é o nosso trabalho e estamos cá para isso", confidenciou a ala do campeão italiano Città di Falconara, em entrevista à agência Lusa.

A competição bienal estava originalmente aprazada para decorrer em fevereiro de 2021, de novo no Pavilhão Multiusos de Gondomar, mas foi adiada por duas vezes e vai ser disputada entre sexta-feira e domingo, com as lusas a assumirem-se como candidatas.

"Vamos dar tudo para conseguirmos atingir o objetivo a que nos propusemos. Claro que ajuda imenso [o torneio] ser em Portugal, porque estamos a jogar em casa e sentimo-nos mais apoiadas do que se fosse fora. Ao mesmo tempo, é como se estivéssemos a reviver um momento que já passou, mas queremos um desfecho de maneira diferente", apelou.

Repescada pela UEFA para substituir a Rússia, devido à ofensiva na Ucrânia, a Hungria vai medir forças com Portugal nas meias-finais, agendadas para sexta-feira, às 21h30, quatro horas e meia depois de a Espanha, detentora do título, defrontar as ucranianas.

"Infelizmente, tivemos que fazer uma troca na calendarização, mas acho que a seleção húngara vem aqui para nos criar as mais dificuldades possíveis que conseguir. Jogámos contra este oponente na preparação para o Europeu anterior e saímos vitoriosas [9-0 e 6-0], o que é bom, mas temos de nos focar em nós. Sabendo aquilo que temos treinado, estamos mais perto de vencer", frisou Ana Sofia Gonçalves, conhecida por Fifó no futsal.

O jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares e a final decorrem dois dias depois, às 14h30 e 18h00, respetivamente, com a ala, de 21 anos, que conta 47 internacionalizações e 12 golos pela equipa principal das Quinas, a lembrar que "qualquer país pode vencer".

"Sabemos da nossa qualidade e aquilo que queremos. Com o compromisso e o trabalho que temos tido até agora, somos uma das seleções favoritas a conquistar este título, até porque, na edição anterior, fomos nós e a Espanha à final. O duelo ibérico tem gerado jogos muito competitivos e penso que os erros vão fazer a diferença. Acho que vai sair vitorioso quem cometer menos erros e conseguir estar mais concentrado", recomendou.

Fifó é uma das nove vice-campeãs continentais entre as 14 atletas convocadas por Luís Conceição para o Europeu, cujo segundo adiamento, de março para julho de 2022, encaixou a prova após o final da época nos clubes e tem produzido "dias cansativos".

"Têm sido dias com muito trabalho, mas também felizes para todas nós. Não é fácil pelo momento, porque existe mais cansaço no final da época e o pessoal reuniu logo no dia seguinte à conclusão da época em Portugal. Contudo, tem sido dias bons", enalteceu.

Portugal está concentrado desde 20 de junho e concluiu a primeira de duas semanas de estágio a golear a Ucrânia (6-0), num embate particular em Oliveira de Azeméis, que se seguiu à final do play-off do campeonato nacional, que foi disputada à melhor de cinco partidas, na qual o Benfica bateu o Nun'Álvares (3-1) rumo ao quinto título consecutivo.

"Claro que é muito mais fácil para nós ter o grupo todo reunido desde o início do que pela metade. Além de trabalharmos melhor, dá para preparar coisas mais específicas. É muito bom terem chegado ao quarto jogo, porque significa que dignificaram o futsal feminino português e este está cada vez mais competitivo. Mas, por outro lado, ainda bem que o campeonato terminou mais cedo para conseguirmos trabalhar na máxima força", notou.

Vislumbrando uma Seleção feminina "cada vez melhor na parte tática, técnica, física e mental", Fifó quer repetir as pisadas da formação masculina, que abriu um novo ciclo nas quadras, com os inéditos êxitos em dois Europeus (2018 e 2021) e um Mundial (2021).

"As duas equipas têm muita qualidade e são de topo. É nestes momentos que temos de provar a todos e a nós mesmas que somos as melhores. Se é isso que queremos, temos de lutar. Só ganhando o título de campeão da Europa é que saímos realmente satisfeitas deste estágio e do trabalho que andámos a fazer ao longo do ano", desejou a vencedora dos Jogos Olímpicos da Juventude (2018) e de uma Taça da Vitória (2019) por Portugal.

A ala chega ao Europeu moralizada pelas recentes conquistas do campeonato, da Taça de Itália e da Supertaça ao serviço do Città di Falconara, no qual esteve acompanhada pelas lusas Isabela Pereira e Janice Silva, depois de 14 cetros no Benfica (2014-2021).

"Para mim, era a cereja no topo do bolo vencer todas as provas em que estive inserida. Toda a gente quer e sonha muito ser campeã europeia e estamos a trabalhar muito para que isso aconteça este ano, mas seria uma temporada inesquecível para mim", finalizou.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade