Luís Conceição acredita no título



A seleção portuguesa de futsal feminino estará na segunda edição da fase final do campeonato da Europa ciente das lições aprendidas na final perdida há três anos ante a Espanha (0-4), projetou o selecionador Luís Conceição.

Tentámos desviá-las um pouco disso, mas percebemos e analisámos aquilo que correu menos bem e nos levou a perder essa final, na qual havia um ambiente propício e estava tudo montado para ser um dia feliz para os portugueses. Não o lográmos, mas sabemos onde é que errámos. Tentámos agora corrigir e melhorar algumas coisas que não nos correram tão bem para que, no final, a nossa cara de felicidade seja outra em relação a 2019”, reconheceu o líder técnico da equipa das quinas, em entrevista à agência Lusa.

Em 17 de junho, em plena conferência de imprensa de divulgação da convocatória, Luís Conceição assumiu a candidatura lusa à conquista da prova bienal, que originalmente estava aprazada para decorrer em fevereiro de 2021, de novo no Pavilhão Multiusos de Gondomar, mas foi adiada por duas vezes e será disputada entre sexta-feira e domingo.

Isto é maravilhoso. Ter as duas edições do Europeu no nosso país e em Gondomar é sinal da qualidade de organização que Portugal tem demonstrado nos grandes eventos. Isso tem de nos deixar satisfeitos. Mais pressão? Quem anda com o símbolo de Portugal ao peito tem de ter máxima responsabilidade e compromisso. O nosso desejo e ambição são sempre os mesmos, seja aqui ou noutro país: tentar sempre estar nas finais”, notou.

Repescada pela UEFA para substituir a Rússia, devido à ofensiva na Ucrânia, a Hungria vai medir forças com Portugal nas meias-finais, agendadas para sexta-feira, às 21h30, quatro horas e meia depois de a Espanha, detentora do título, defrontar as ucranianas.

São equipas que nos criam contextos diferentes na organização e abordagem do jogo. A Rússia iria pressionar mais vezes, 'chatear-nos' e obrigar a criarmos outras situações. A Hungria vai dar mais bola e baixar um pouco (as linhas), mas criará outras dificuldades a atacar. É o que passámos às jogadoras: o facto de estar aqui a Hungria não nos pode desligar ou retirar o foco daquilo que nós queremos, porque isto será a eliminar e não há hipótese de facilitar num jogo para depois recuperar noutro”, acautelou Luís Conceição.

O jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares e a final decorrem dois dias depois, às 14h30 e 18h00, respetivamente, no epílogo da nova edição do Europeu, cujo segundo adiamento, de março para julho de 2022, encaixou-o após o final da época nos clubes.

Sabíamos que o mês de junho ia ser muito exigente para uma grande parte deste grupo, pois, à partida, as nossas atletas estariam nas equipas que iriam disputar o 'play-off' do campeonato nacional, com partidas competitivas e muito concentradas em poucos dias. Tivemos essa sensibilidade e o grande desafio foi perceber isto. No final de uma época, umas ganham, outras perdem e há sensações diferentes, não só a nível físico”, admitiu.

Tudo preparado para ganhar

Luís Conceição, de 45 anos, incluiu nove vice-campeãs continentais numa convocatória de 14 jogadoras, que é dominada pelos dois finalistas da edição 2021/22 do campeonato nacional, o "vice" Nun'Álvares, com cinco, e o atual pentacampeão Benfica, com quatro.

É um fator muito importante. Eu cheguei aqui em 2014 e estou com elas há oito épocas, mas algumas já vinham da 'era' Jorge Braz e têm muitos anos de seleções. Mesmo esta gente mais nova tem muitas internacionalizações e já passou pelas camadas jovens, nas quais a base de trabalho, ideia de jogo e organização é idêntica entre as várias seleções. Mal sobem a seniores, estão preparadas e identificadas. Isso facilita bastante”, avaliou.

Portugal está concentrado desde 20 de junho e concluiu a primeira de duas semanas de estágio a golear a Ucrânia (6-0), num embate particular em Oliveira de Azeméis, que se seguiu à final do campeonato, vencida pelas ‘encarnadas’ (3-1) à melhor de cinco jogos.

Foi a primeira edição com 'play-off' e a ideia é criar mais momentos de dificuldade e de exigência máxima. Elas vão crescer enquanto atletas se tiverem mais jogos com maior competitividade e resultados mais equilibrados. Isso notou-se nestes quatro jogos e foi brutal. Depois, há que melhorar a qualidade das partidas para que mais pessoas estejam interessadas naquilo que se pratica. Estas competições, a transmissão dos jogos, a qualidade exibicional e o ganhar mais vezes vai ajudar sempre a crescer”, argumentou.

Luís Conceição espera amplificar a evolução do futsal feminino luso já no próximo fim de semana e repetir as pisadas da seleção principal masculina, que abriu um novo ciclo nas quadras, com os inéditos êxitos em dois Europeus (2018 e 2021) e um Mundial (2021).

Ver os nossos a vencer é sempre satisfatório e deixa um pouco de água na boca para tentarmos chegar lá. Eles olham para cima e não veem mais ninguém à sua frente. Nós também queremos dar mais um saltinho para a frente, olhar para trás com satisfação e, depois, conseguir mantermo-nos no topo. Trabalhamos todos para o mesmo”, concluiu.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade