A lei de Zicky... e da bola parada



O campeão Sporting Clube de Portugal teve de sofrer para se estrear a vencer na Liga Placard 2022/23. A solução para desmantelar a defensiva do Eléctrico Futebol Clube estava em Zicky – e na bola parada – que se torna cada vez mais numa certeza do leão… e do Futsal nacional.

O Pavilhão João Rocha voltou a engalanar-se para o regresso da Liga Placard e do bicampeão Sporting. Os leões entraram na temporada da melhor maneira e, no passado domingo, venceram a Supertaça, em Matosinhos, diante do Benfica. Desde a última temporada, Nuno Dias perdeu Waltinho, Cardinal e Caio Ruiz e contratou “apenas” Sokolov, a juntar-se ao regresso de Hugo Neves, que atuava por empréstimo no Eléctrico.

E é precisamente no Eléctrico de João Freitas Pinto que habita a grande surpresa da época passada. O conjunto alentejano rubricou uma temporada fantástica, coroada com o inédito terceiro posto na fase regular e as meias-finais do play-off e da Taça da Liga. Os bons desempenhos valeram a perda do já referido Neves para o Sporting, de André Correia (Leões Porto Salvo), Gustavo Rodrigues (Caxinas) e Russo (Torreense). Ainda assim, os maiores reforços transitam da temporada passada, com a continuidade de Daniel Airoso, Célio Coque e Peixinho, contratados a Palma Futsal e Benfica.

Sem grandes surpresas nos dois conjuntos, o Sporting apresentou-se mais autoritário e a criar mais perigo junto da baliza adversária. Já o Eléctrico, mostrou-se bastante agressivo e, aos oito minutos, já somava quatro faltas. Puxando a fita atrás, os leões inauguraram o marcador aos seis minutos, com Esteban Guerrero a arrancar pelo flanco esquerdo e, perante a saída de Diogo Basílio, rematou com a ponta do pé para o 1-0. Logo a seguir, o espanhol esteve perto do segundo, mas acertou em cheio no poste.

Os alentejanos responderam e, após uma bela jogada individual de Rúben Freire, que recebeu na esquerda e levou a bola para junto da marca do canto, cruzou para a entrada área, John Lennon antecipou-se ao seu opositor direto e atirou de primeira para o empate (1-1). O Sporting estava melhor na partida e os índices agressivos do Eléctrico mantinham-se. Ao minuto 11 atingiu a quinta falta, aos 16’ a sexta e aos 19’ a sétima. No entanto, Pany Varela permitiu a defesa a Diogo Basílio e Diego Cavinato atirou ao lado. Assim, a igualdade a uma bola seguia para a segunda parte, com o sinal mais para os leões.

Na segunda parte a toada foi a mesma, mas com uma nuance defensiva dos homens de João Freitas Pinto: menor agressividade, que se traduziu em menos faltas. Os verde e brancos acabaram por ter mais bola na segunda parte, mas o Eléctrico conseguiu dividir e disputar a partida, aproveitando as transições ofensivas para levar o perigo à baliza de Guitta. Na reta final da partida, o ritmo decaiu bastante, a equipa de Nuno Dias assumiu o controlo absoluto do desafio, mas não conseguiu criar ocasiões de golo.

Numa das poucas oportunidades, Cavinato recebeu na esquerda, teve espaço para rematar e não desaproveitou, no entanto Basílio negou-lhe o golo com os pés e defendeu para fora. Na cobrança da reposição lateral, João Matos bateu pelo ar para Erick, o internacional português rematou de pé esquerdo, a bola desviou em Ferrugem e foi caprichosamente à barra da baliza, sobrou para Zicky e o pivot rematou de pé direito para o 2-1. Lance um tanto ou quanto fortuito, mas que acabou por trazer justiça ao marcador.

O Eléctrico tentou responder, mas, a dois minutos do fim, Peixinho viu o segundo cartão amarelo e deixou a sua equipa em inferioridade numérica até aos últimos 28 segundos. Após um minuto sem criar perigo, Nuno Dias solicitou a sua pausa técnica para trabalhar a superioridade e o Sporting acabou por não aproveitar esta nuance do jogo. Já com o Eléctrico reposto, Sokolov atirou em posição frontal para mais uma defesa de Basílio. No derradeiro segundo, Esteban isolou-se e o português voltou a negar-lhe o golo.

Com esta importante e difícil vitória, o Sporting CP continua totalmente vitorioso neste início de temporada e iguala o rival SL Benfica, que venceu na deslocação ao reduto do Leões de Porto Salvo. De recordar que na próxima jornada há dérbi na Luz, enquanto que o Eléctrico FC vai receber o FC Azeméis.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade