Seleção portuguesa feminina faz história e ruma ao Eurobasket2025



A seleção portuguesa feminina de basquetebol conseguiu hoje uma inédita qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, ao assegurar o segundo lugar do Grupo G de qualificação, ao vencer a Sérvia por 57-40, em Coimbra.

Com esta vitória, perante um adversário sem derrotas, Portugal terminou a fase de apuramento como o melhor segundo classificado dos oito grupos, garantindo uma das quatro vagas para as seleções com esta classificação.

Portugal, que só tinha sido batido pela Sérvia, por 71-37, em 07 de novembro de 2024, ‘vingou’ essa derrota e igualou a vencedora do grupo, ao somar 11 pontos.

O público que encheu o Pavilhão Multidesportos Mário Mexia assistiu a uma primeira parte muito equilibrada, com alternância de marcador, com as duas equipas a somarem várias falhas na finalização.

No final do primeiro parcial a Sérvia vencia por 17-14, mas nos 10 minutos seguintes a seleção das ‘quinas’ conseguiu igualar e ir para intervalo a vencer por 28-27, com os arremessos triplos de Márcia da Costa e Carolina Rodrigues a fazerem a diferença.

Na segunda parte, a Sérvia procurou reagir, chegando a colocar-se na frente do marcador por uma vez, mas a seleção portuguesa, empolgada pelo público, conseguiu chegar ao final do terceiro tempo a vencer por 42-38.

O melhor da partida estava reservado para os últimos 10 minutos, com a equipa de Portugal muito sólida e dominante a marcar 12 pontos, contra apenas dois das adversárias, uma das mais fortes da Europa.

Com o apuramento na mão, e perante uma plateia cada vez mais empolgada, a seleção portuguesa ganhou vários ressaltos e mostrou muita confiança, beneficiando do desacerto sérvio.

Tal como na sexta-feira, igualmente em Coimbra, no triunfo por 60-57 frente à Ucrânia, Márcia da Costa, com 15 pontos, voltou a ser a melhor marcadora nacional, enquanto do lado sérvio Yvonne Anderson foi a mais concretizadora, com nove pontos.

A inédita presença portuguesa vai ocorrer na 40.ª edição do Eurobasket feminino, que vai ser disputado entre 18 e 29 de junho, por 16 seleções, entre as quais as anfitriãs República Checa, Alemanha, Itália e Grécia.

Grã-Bretanha, Lituânia e Suíça acompanham Portugal no apuramento para a fase final como segundos classificados, enquanto Espanha, Eslovénia, Bélgica, Suécia, França, Turquia, Sérvia e Montenegro como vencedoras das ‘poules’.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Os Melhores golos da Jornada 13 da Liga Placard Futsal.
Os melhores golos da jornada 14 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 12 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 11 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade