Ana Azevedo quer "fazer história por Portugal”




A Seleção Nacional de Futsal Feminino prosseguiu, este sábado, com os treinos no FPF Arena Portugal, tendo em vista a qualificação para o primeiro mundial da categoria.

O conjunto nacional terminou, assim, os trabalhos desta semana, com as atletas a usufruírem de um merecido domingo de folga, após cinco dias de trabalho e preparação no complexo federativo.

A Equipa das Quinas concentrou-se, esta terça-feira, na Cidade do Futebol, onde trabalhará até ao próximo dia 11 de março, antes de embarcar rumo a solo espanhol. No país vizinho até o dia 16 de março, as comandadas de Luís Conceição afinam a estratégia tendo em vista o tão desejado apuramento, com dois jogos de preparação, a 13 e 15 de março, com a Seleção de Espanha.

Portugal parte, no dia 16 de março, para território transalpino, local da fase de qualificação, onde permanecerá durante toda a competição em Montesilvano, uma cidade italiana, da região de Abruzos, na província de Pescara, com cerca de 39 133 habitantes.

Para assegurar a vaga na fase final, a seleção feminina terá de ultrapassar, no Pavilhão Palorama Montesilvano, as congéneres da Suécia (jogo a 19 de março), Hungria (20 de março) e Itália (22 de março), no Grupo A. Os dois primeiros classificados do agrupamento carimbam a passagem para o tão aguardado certame mundial, que irá decorrer em dezembro de 2025, nas Filipinas.

O Selecionador Nacional, Luís Conceição, chamou 15 jogadoras aos trabalhos, com uma guarda-redes a sair do grupo, no final deste dia,  antes da segunda etapa do estágio de preparação.

Em declarações ao Canal 11, Ana Azevedo fez o balanço deste primeiro momento de estágio: “a equipa está bem, mas acima de tudo sabemos que é um privilégio estar aqui, a preparar o primeiro apuramento para o primeiro mundial da história do futsal feminino. Por isso, estamos felizes por cá estar, por poder trabalhar e para prepararmos aquilo que temos de melhorar, para podermos fazer história por Portugal”.

“O mais importante é sermos nós e aquilo que podemos fazer pelo jogo, aquilo que cada uma de nós pode dar pelo grupo. Acho que estando focadas em nós podemos dar ainda mais por Portugal. Claro que temos de olhar para os adversários, mas se conseguimos colocar em prática 100% daquilo que fazemos e daquilo que cada um de nós tem de bom, tenho a certeza de que seremos felizes e que conseguiremos o apuramento. É isso mesmo que estamos focadas, impor o que cada um de nós tem de melhor, tática e tecnicamente, conjugar todas juntas para dar um todo do melhor possível a Portugal”, assinala.

Sobre os encontros de preparação com as espanholas, Azevedo entende que “para nos prepararmos temos de tentar sempre jogar contra as melhores, mas com uma equipa que é das melhores da Europa, uma das melhores do mundo. Por isso, entendo que é sempre importante jogar contra as melhores equipas, vamos jogar contra a campeã europeia, por isso acho que não haveria melhor teste para aquilo que nós temos de preparar para apanhar (no apuramento), mas no nosso lado tem de estar sempre o máximo respeito pelo adversário, se soubermos respeitar ao máximo, tenho a certeza que dentro de campo vamos ser felizes”.

A capitã da equipa portuguesa não esconde o orgulho com o aproximar de mais um capítulo na história do futsal feminino: “sem dúvida que é um sonho, estou aqui desde 2010, quando esta seleção começou, o reativar desta seleção. Por isso, claro que para mim é mais que um sonho, elas terão muitos mundiais de certeza absoluta, poderá ser o meu primeiro, como poderá ser o meu último, mas acima de tudo o que eu quero mesmo é que Portugal lá esteja, estando eu dentro ou fora de campo, serei sempre mais uma a apoiar Portugal e a torcer para que tudo corra bem. Acho que será um sonho de todas nós poder participar nesse mundial, será sempre o primeiro, será sempre histórico, mas o que eu tento lhes dizer a elas é que temos de viver um dia de cada vez, primeiro estamos aqui  a preparar o apuramento, quando nos apurarmos pensaremos no resto, passo a passo acima de tudo, não sabemos o dia de amanhã”.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Os Melhores golos da Jornada 13 da Liga Placard Futsal.
Os melhores golos da jornada 14 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 12 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 11 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade