Fifó "“Todas sonhámos e ambicionámos muito isto. Já tivemos a oportunidade de disputar três Europeus e estávamos à espera de um Mundial,"



A seleção portuguesa feminina de futsal mostra-se empolgada com a possibilidade de marcar presença no primeiro Campeonato do Mundo, entre 21 de novembro e 07 de dezembro de 2025, nas Filipinas, assumiu hoje a ala Fifó.

“Todas sonhámos e ambicionámos muito isto. Já tivemos a oportunidade de disputar três Europeus e estávamos à espera de um Mundial, que, felizmente, vai acontecer. Estamos felizes com a notícia, empolgadas e a trabalhar no máximo para lá estar”, disse a futsalista do heptacampeão nacional Benfica, citada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A equipa de Luís Conceição retomou hoje a preparação para a fase de qualificação, após um dia de folga, com um treino na FPF Arena Portugal, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

“Antes, já sonhava em chegar à seleção [principal] e estou aqui há quase 10 anos. Estou muito feliz pelo meu percurso. Tenho trabalhado para cá estar e disputar um Mundial é um sonho tornado realidade”, reiterou Ana Sofia Gonçalves, conhecida por Fifó no futsal.

Entre 19 e 22 de março, sempre em Montesilvano, a equipa das ‘quinas’ vai defrontar a Suécia, a Hungria e a anfitriã Itália, necessitando de terminar numa das duas primeiras posições do Grupo A da Ronda de Elite europeia para marcar presença na fase final da principal competição mundial de seleções, que conta com inédita organização da FIFA.

Antes de rumar a Montesilvano em 16 de março, Portugal vai disputar dois encontros de preparação frente à tricampeã europeia Espanha, na quinta-feira e no sábado, levando a ala do Benfica a perspetivar “testes bons e muito equilibrados” nos arredores de Madrid.

“A Espanha está muito entrosada e com um leque de jogadoras que já se conhece muito bem. É sempre uma seleção difícil e, como é muito boa nos pormenores, teremos de ter atenção a isso, mas estamos a trabalhar muito bem para sairmos sair vitoriosas”, vincou.

Detentora de 26 golos em 77 internacionalizações, Fifó, de 24 anos, procura alcançar a quarta presença em grandes provas internacionais, após ter vencido duas medalhas de prata (2019 e 2022) e uma de bronze (2023) nos três Europeus disputados por Portugal.

Luís Conceição reatou a preparação com 14 jogadoras, face à dispensa, já prevista, da guarda-redes Alexandra Melo, fechando o lote de opções ao dispor para o apuramento.

Na terça-feira, dia em que o selecionador vai efetuar um balanço da primeira semana de trabalhos, Portugal treina às 10:30 na Cidade do Futebol e viaja às 16:00 para Espanha.

A equipa nacional visa uma das quatro vagas europeias de qualificação para o primeiro Campeonato do Mundo feminino de futsal, que juntará 16 países de seis confederações.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Os Melhores golos da Jornada 13 da Liga Placard Futsal.
Os melhores golos da jornada 14 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 12 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 11 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade