Luís Conceição "O grupo está unido, focado"



Seleção Nacional de Futsal Feminino terminou, esta terça-feira, a preparação no FPF Arena Portugal, tendo em vista a qualificação para o primeiro mundial da categoria.

O conjunto nacional deu por concluída esta primeira etapa do estágio no complexo federativo, embarcando para Espanha, às 16h00. No país vizinho até ao dia 16 de março, as comandadas de Luís Conceição afinam a estratégia tendo em vista o tão desejado apuramento, com dois jogos de preparação, a 13 e 15 de março, com as anfitriãs.

Portugal parte, no dia 16 de março, para território transalpino, local da fase de qualificação, onde permanecerá durante toda a competição em Montesilvano, uma cidade italiana, da região de Abruzos, na província de Pescara, com cerca de 39 133 habitantes.

Para assegurar a vaga na fase final, a seleção feminina terá de ultrapassar as congéneres da Suécia (jogo a 19 de março), Hungria (20 de março) e Itália (22 de março), no Grupo A. Os dois primeiros classificados do agrupamento carimbam a passagem para o tão aguardado certame mundial, que irá decorrer em dezembro de 2025, nas Filipinas.

O Selecionador Nacional, Luís Conceição, conta com todas as 14 jogadoras disponíveis para as partidas decisivas em Itália.

Em declarações ao Canal 11,  Luís Conceição fez o balanço deste primeiro momento de preparação:

"O grupo está unido, focado, foi uma primeira semana de muito trabalho, muita exigência, tal como nós tínhamos planeado, para depois mais à frente conseguirmos colher os frutos desta semana mais exigente, essencialmente em termos físicos para elas. A resposta delas foi muito positiva e ficamos muito satisfeitos por isso, hoje é dia de viagem e amanhã entramos noutra fase diferente, mas também muito importante para nós. É manter o foco de tantos dias, tantas horas de treino, o que nós queremos agora é começar a jogar e colocar as coisas em prática."

Dificuldades com Espanha: "As normais, fazemos tantos jogos com Espanha ao longo da época e as dificuldades são sempre muito semelhantes. As duas seleções são muito parecidas, até em termos de organização de jogo, a intensidade do jogo, será muito a forma como nos preparamos ou encaramos os duelos individuais, a entrega, o foco em cada um dos momentos do jogo e depois o competir é determinante com a Espanha. Nestes jogos não se pode dar nada, quem dá menos nestes jogos acaba por vencer, tanto de um lado como de outro."

"A possibilidade de estarem num primeiro mundial será sempre histórico, será sempre o primeiro mundial feminino de futsal e elas estarem lá deixam a sua marca, deixam o seu registo e isso é muito gratificante para elas. Se calhar as mais novas terão mais oportunidades, mas atletas como a Ana Azevedo, com muito anos disto, a capitã e tem dado muito, feito muito para que as coisas em Portugal tenham crescido, também a nível europeu e mundial, sendo um pouco a imagem do futsal feminino mundial. Será quase umas das últimas oportunidades de estarem num mundial."

"Elas querem muito, nós queremos todos, Portugal quer e é com esse objetivo que vamos agora para o apuramento. O facto de termos escolhido a Espanha é mesmo por isso, um adversário que nos cria sempre muitas dificuldades, como conhecemos e que nos permite também preparar da melhor forma os três jogos do apuramento."

foto - fpf.pt



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Os Melhores golos da Jornada 13 da Liga Placard Futsal.
Os melhores golos da jornada 14 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 12 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 11 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade