Portugal vence Suécia, no Mundial de Andebol Sub-21 e vai defrontar nos Quartos de Final, o Egito

A seleção portuguesa de andebol sub-21 protagonizou esta terça-feira uma reviravolta impressionante frente à Suécia, vencendo por 31-29 em Sosnowiec, na Polónia, e garantindo o primeiro lugar do Grupo II da fase principal do Campeonato do Mundo. Com este triunfo, Portugal evita um possível embate com a poderosa Dinamarca nas meias-finais, caso avance nos quartos.
Apesar de um início difícil e de ter ido para o intervalo a perder por cinco golos (21-16), os jovens lusos regressaram do balneário determinados, operando uma recuperação notável, muito graças às intervenções decisivas do guarda-redes Diogo Rêma e aos golos de Ricardo Brandão, Filipe Monteiro e Afonso Mendes.
A vitória frente à Suécia – já apurada e tricampeã mundial – assegurou o pleno de vitórias de Portugal (cinco em cinco jogos), reforçando a confiança da equipa orientada por Carlos Martingo.
Nos quartos de final, marcados para quinta-feira às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), Portugal defrontará o segundo classificado do Grupo IV, o Egipo. Caso vença, irá encontrar nas meias-finais o vencedor do duelo entre a Eslovénia e Ilhas Faroé.
Esta é a 12.ª presença portuguesa em 25 edições do Mundial sub-21, sendo esta a quinta vez – e terceira consecutiva – que atinge os oito primeiros. O melhor resultado luso continua a ser o terceiro lugar alcançado em 1995, na Argentina.
O torneio decorre até 29 de junho nas cidades polacas de Sosnowiec, Katowice, Kielce e Plock.