Brasil vence a Guatemala e garante lugar nas meias-finais da Copa das Nações de Futsal

A seleção brasileira de futsal confirmou o favoritismo e carimbou a passagem para as meias-finais da Copa das Nações, ao derrotar a Guatemala por 3-1, esta quinta-feira, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília. Os golos da “Canarinha” foram assinados por Fabinho, Marcel e Cléber, enquanto Fernando Dardón marcou para os guatemaltecos.
Com este segundo triunfo consecutivo (ambos por 3-1), o Brasil garante o primeiro lugar do Grupo A e aguarda agora o desfecho do Grupo B para conhecer o adversário nas meias-finais. Já a Guatemala está obrigada a vencer a Polónia, na sexta-feira (19), para ainda ter hipóteses de qualificação.
O jogo começou com grande intensidade por parte do Brasil, e logo aos 42 segundos, Fabinho abriu o marcador com um potente remate de fora da área, incendiando as bancadas cheias do Nilson Nelson. Apesar do domínio territorial brasileiro, a Guatemala foi resistindo bem e até assustou em alguns lances de contra-ataque, com destaque para o guardião José Eduardo, que travou por duas vezes tentativas claras de golo.
A primeira parte terminou com vantagem mínima do Brasil, apesar da forte presença ofensiva. O público, liderado pelo movimento “Verde e Amarelo”, pedia mais. “Está um jogo morno, parece um amistoso... Mas jogando em casa, a única seleção hexacampeã de futsal do mundo tem que golear”, comentou o embaixador do grupo, André.
Na segunda parte, a resposta brasileira não se fez esperar. Aos 3 minutos, Marcel fez o 2-0, num remate de primeira após assistência de Fabinho. A Guatemala, longe de desistir, ainda reduziu por intermédio de Nelson García, que aproveitou um ressalto à boca da baliza.
Mas a esperança centro-americana durou pouco: Cléber, com um belo remate de fora da área, fez o 3-1 final, selando a vitória da “Canarinha”. Antes do apito final, ainda houve tempo para Pito tentar um golo de letra, mas a bola embateu na trave.
Com mais uma exibição consistente, o Brasil avança para as meias-finais invicto e a mostrar maturidade competitiva, mesmo perante momentos de maior pressão adversária. A Guatemala, por sua vez, mostrou qualidade e entrega, mas terá agora de vencer a Polónia para seguir em frente.
Próximos jogos do Grupo A (sexta-feira, 19 de setembro):