OFC Futsal Men’s Cup arranca com vitórias emocionantes de Fiji e Ilhas Salomão



A caminhada rumo à AFC Futsal Asian Cup™ Indonésia 2026 arrancou este sábado com uma avalanche de golos e exibições dominadoras por parte dos favoritos, numa jornada inaugural marcada por goleadas, surpresas e estreias entusiasmantes nas oito cidades anfitriãs espalhadas pelo continente.

O Irão, campeão em título, estreou-se com uma demolidora vitória por 12-0 frente ao Bangladesh, mostrando desde já o seu estatuto de potência asiática. Tayebi (hat-trick), Bazyar (bis) e Khalilvand estiveram em plano de destaque, num jogo de sentido único que terminou com seis golos em cada parte. No mesmo Grupo G, a anfitriã Malásia superou os EAU por 1-0, graças a um golo solitário de Awalluddin Nawi aos 28 minutos.

No Grupo B, a Tailândia não teve piedade do Brunei Darussalam e goleou por 15-1, com Muhammad Osamanmusa a assinar um poker, numa exibição ofensiva avassaladora dos anfitriões. Já a Coreia do Sul venceu o Bahrain por 2-0 com golos de Kang Ju-kwang e Shin Jong-hoon.

A seleção do Japão também entrou com o pé direito no Grupo C, vencendo o Camboja por 5-0 com exibição sólida e dois golos de Shunta Uchida. O Tajiquistão, anfitrião do grupo, atropelou Macau por 10-2, com Yorov em destaque ao apontar um hat-trick.

A Austrália também brilhou no Grupo A ao bater a Mongólia por 8-1, num jogo decidido com cinco golos nos últimos seis minutos. Wade Giovenali (bis), Guerreiro e Rogan selaram o triunfo. No mesmo grupo, os anfitriões do Kuwait recuperaram de desvantagem e bateram a Índia por 4-1, com destaque para a eficácia nas transições rápidas e um golo decisivo de Alabasi.

O Vietname aplicou nova goleada, desta feita por 9-1 frente a Hong Kong, China, liderado por um inspirado Tu Minh Quang (hat-trick). A fechar o Grupo E, o Líbano surpreendeu a China PR ao vencer por 2-1, com golos de Rhyem e Ossman.

No Grupo F, o Uzbequistão impôs-se por 7-1 à Palestina após ter estado a perder, com Usmonov a brilhar com um hat-trick. Os anfitriões do Quirguistão golearam Timor-Leste por 9-1, mostrando clara superioridade táctica e técnica.

Finalmente, no Grupo H, o Afeganistão foi demolidor frente às Maldivas (10-1), com Akbar Kazemi (bis) e Moradi em grande plano numa exibição ofensiva de alto nível.

Com 31 seleções em prova e apenas 15 vagas em disputa para se juntarem à anfitriã Indonésia 2026, a fase de qualificação promete ser intensa. A jornada inaugural deixou claro que favoritos como Irão, Japão, Tailândia, Uzbequistão e Vietname não estão para brincadeiras, enquanto Malásia, Líbano e Afeganistão já começam a sonhar com uma presença inédita nas fases finais. Amanhã há mais.



Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade