Bruno Coelho: “A Letónia tem evoluído muito, o jogador está cada vez mais preparado”

A Seleção Nacional de Futsal prossegue esta terça-feira o estágio de preparação na FPF Arena Portugal, com uma dupla sessão de treino. O conjunto orientado por Jorge Braz prepara dois jogos de cariz particular frente à Letónia, ambos em Riga, nos dias 19 e 21 de outubro.
A Equipa das Quinas parte na quinta-feira para a capital letã, onde disputará os encontros agendados para as 18h00 e 19h00 (hora local), no Team Sports Multifunctional Hall, recinto que será também palco de parte do próximo Campeonato da Europa de Futsal.
Antes do treino matinal, Bruno Coelho, capitão e atual jogador do Riga FC, analisou o crescimento do futsal letão e deixou um alerta para os desafios que Portugal poderá encontrar.
“Vamos defrontar uma seleção motivada por jogar contra Portugal. É uma equipa que se tem vindo a preparar bem, com jogadores que atuam em campeonatos competitivos e até fora da Letónia, inclusive um deles na Liga Placard. Vão causar-nos dificuldades, temos de estar concentrados e focados no nosso trabalho”, afirmou o internacional português.
O ala destacou ainda a evolução técnica e tática do futsal letão, associando-a à crescente internacionalização dos seus atletas.
“Lá temos excelentes condições de trabalho e o jogador letão está cada vez mais bem preparado”, sublinhou.
No papel de capitão, Bruno Coelho falou também sobre as expetativas para o próximo Campeonato da Europa, sem desviar o foco do presente.
“As expetativas são altas. Jogar um Europeu é sempre fantástico. Sabemos o que temos de melhorar e o foco neste momento é a preparação e o trabalho, que é aquilo que conseguimos controlar”, referiu.
Quanto ao estatuto de bicampeã da Europa, o jogador encara-o como um estímulo positivo:
“Não existe pressão, mas sim responsabilidade. Depois de termos saído do Mundial de forma precoce, o desporto dá-nos sempre uma nova oportunidade de fazer mais e melhor. É uma responsabilidade saudável e resta-nos continuar a trabalhar.”
“Portugal tem muita qualidade”
Questionado sobre a nova geração de talentos, o experiente ala destacou o trabalho global que tem sustentado o sucesso português.
“Temos muita qualidade, inclusive recentemente fomos bicampeões da Europa de Sub-19, e isso demonstra o valor que existe no nosso país. É um trabalho conjunto entre FPF, clubes e associações — e quem ganha com isto é Portugal.”
Portugal prepara a participação no próximo Campeonato da Europa, que decorrerá em Letónia, Lituânia e Eslovénia, entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. A Seleção Nacional garantiu a presença na fase final com um percurso 100% vitorioso na qualificação, e o sorteio da competição está marcado para 24 de outubro.
Recorde-se que, no arranque da preparação para o Euro, em setembro, Portugal venceu a Croácia em dois particulares realizados em Vila do Conde.
foto - fpf.pt