“A diferença pode ser pela mentalidade” — Ana Azevedo antevê meia-final com a Argentina
Portugal defronta amanhã, sexta-feira, a Argentina, nas meias-finais do primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, que decorre nas Filipinas. O encontro tem início marcado para as 10h00, com transmissão em direto na RTP 2, emissão diferida no Canal 11 e acompanhamento online através da FIFA+.
Na conferência de imprensa desta quinta-feira, realizada no PhilSports Arena, a capitã Ana Azevedo acompanhou o Selecionador Nacional, Luís Conceição, numa sessão conjunta com Nicolas Noriega e Carina Nuñez, selecionador e capitã da Argentina. Aos 39 anos, a camisola sete do GCR Nun’Álvares tem sido uma das figuras do torneio, somando três golos, duas assistências e exibições de grande impacto no percurso 100% vitorioso até esta meia-final.
Para a capitã, o detalhe decisivo pode residir num aspeto intangível mas determinante:
“A diferença pode ser [feita] pela mentalidade. A forma como entras no jogo, como a equipa está ao longo dos 40 minutos, é muito importante.”
Tal como Luís Conceição, Ana Azevedo destacou a importância histórica da aposta da FIFA na organização deste primeiro Mundial:
“Parabéns à Argentina e a nós por estarmos nas meias-finais; dar os parabéns pela organização deste primeiro Mundial. Para nós, jogadoras, é muito importante. Acima de tudo, quem vai sair a ganhar é o futsal feminino mundial.”
Sobre o duelo decisivo de amanhã, a capitã garantiu um grupo preparado e consciente do que precisa de fazer:
“Estamos a preparar-nos bem para podermos, amanhã, conseguir impor o nosso jogo e sabemos perfeitamente aquilo que temos para fazer. Precisamos, acima de tudo, de concentração e de sermos nós mesmas.”
O respeito pela Argentina é claro, mas a identidade portuguesa permanece no centro de tudo:
“Olhamos para a Argentina com muito respeito. Temos de ter muito respeito pela Argentina, é uma equipa forte, que vai jogar as suas armas todas, amanhã, porque é uma meia-final e vão querer estar na final, como é lógico.”
Ainda assim, reforçou o foco interno da Seleção Nacional:
“Acima de tudo, tentamos pensar mais em nós, a nossa identidade é sempre o mais importante para o jogo. Respeitamos, mas olhamos muito para Portugal.”
As meias-finais Argentina–Portugal e Espanha–Brasil definirão, esta sexta-feira, as duas seleções que disputarão a primeira final da história do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal.
O Argentina-Portugal arranca às 10h00, no PhilSports Arena.
foto - GettyImages