Sem tempo (e pontos) a perder: Benfica entra forte e soma mais uma goleada frente ao Rio Ave
Na visita a Vila do Conde, o Sport Lisboa e Benfica tratou de fechar as contas cedo, com três golos no espaço de um minuto, e partiu para mais uma goleada, com nove marcadores diferentes e Afonso Jesus a destacar-se com um golo e três assistências. Rio Ave Futebol Clube apareceu no final da primeira parte e início da segunda.
Na equipa da casa, o capitão Pedro Rodrigues falhou esta partida por acumulação de amarelos, ao passo que, nos lisboetas, André Correia e Higor de Souza foram os preteridos de Classiano Klein.
O campeão nacional entrou com tudo nesta 13.ª jornada da Liga Placard e marcou de imediato três golos em apenas 66 segundos. Tudo começou num desequilíbrio de Afonso Jesus na esquerda, que terminou com o remate cruzado do capitão para o golo (0-1). Logo a seguir, Léo Gugiel encontrou Raúl Moreira solto na marcação na direita, com o português a atirar de primeira para o 0-2. Seguiu-se novo passe do guarda-redes, Afonso deixou de cabeça e, na área, Eduardo Tchuda fez o terceiro (0-3).
Bruno Guimarães solicitou de imediato a sua pausa técnica, mas o cenário continuou negro para o Rio Ave que, dois minutos depois, viu Diego Nunes combinar com Peléh para fazer mais um golo (0-4). No lance seguinte, Moreira saiu mal da baliza e teve uma entrada dura sobre Peléh, acabando por ser expulso (9’). Apesar da superioridade numérica, o Benfica não conseguiu aproveitar, mas viria a fazer mais um por Peléh, que aproveitou uma perda de bola proibida dos vilacondenses, que já se encontravam tapados nas faltas (0-5).
Até ao intervalo, a sexta falta dos rioavistas permitiu a Silvestre Ferreira fazer mais um golo a partir da marca dos dez metros (0-6), mas Cigano reduziu as contas no último minuto, depois de ter ganhado o duelo a Lúcio Rocha (1-6).
A abrir a etapa complementar, Léo Gugiel galgou metros com a bola, atravessou o meio-campo e, de longe, desferiu um grande remate que entrou junto ao ângulo superior (1-7). Pouco depois, Afonso Jesus cobrou uma reposição lateral na direita e encontrou Silvestre Ferreira ao segundo posto, que só teve de encostar (1-8). Na resposta, o Rio Ave beneficiou de um penálti cometido por Léo Gugiel e, na cobrança, Rúben Gois bateu Diogo Carrera com um remate potente e colocado (2-8).
Contudo, as águias continuaram por cima e, em nova bola parada cobrada pelo capitão, Pany Varela desviou, ao segundo poste, para o nono golo (2-9). Rúben Góis (31’) e Tiago Torres (32’) ainda acertaram nos ferros, numa fase em que Carrera já estava na baliza. Góis voltou a beneficiar de um penálti por falta de Pany, rematou para o mesmo lado, mas falhou o alvo (36’). Ainda houve tempo para Kutchy fazer o 2-10, com um remate de primeira após lançamento de Carrera (38’).
Com este resultado, o Benfica somou a 13.ª vitória no Campeonato e tem, à condição, mais nove pontos que o Sporting, que vai visitar o SC Braga durante a tarde deste domingo. Após a paragem para as seleções, as águias vão receber o Ferreira do Zêzere, ao passo que o Rio Ave, que continua, para já, no quinto lugar com 19 pontos, vai visitar os leões.
Fotografia: @sgil_sports