Afonso destaca importância dos duelos com a Ucrânia na preparação para o Europeu 2026
A Seleção Nacional de Futsal continua esta terça-feira o estágio de preparação que antecede os dois jogos particulares frente à Ucrânia, marcados para os dias 19 e 21 de dezembro, em Tavira. A equipa orientada por Jorge Braz realizou sessão de ginásio durante a manhã e cumpre novo treino na FPF Arena Portugal ao final da tarde.
Os encontros, ambos agendados para as 19h45 no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, integram o plano de preparação para o Campeonato da Europa 2026, onde Portugal defenderá o estatuto de bicampeão europeu.
Afonso: “É o teste perfeito para avaliarmos o nosso nível”
Entre sessões de trabalho, Afonso Jesus comentou este regresso aos trabalhos e a importância deste momento competitivo para a Seleção Nacional:
“Mais do que a resposta que temos de dar depois do último estágio, é importante olharmos para a frente e percebermos que temos uma competição muito importante em janeiro. Há coisas a afinar para chegarmos o mais bem preparados possível a essa prova.”
O fixo/ala sublinhou ainda a responsabilidade de representar a Seleção:
“É sempre muito bom voltar a este espaço e é importante termos a noção da responsabilidade que temos ao estar aqui. Queremos transportar a boa energia que temos aqui para dentro de todos os treinos e jogos.”
Sobre o adversário dos dois jogos, Afonso destacou a evolução e competitividade da Ucrânia:
“É um adversário importante nesta fase. Não só pelo que vai oferecer ao jogo, mas também para vermos o nosso nível atual e o patamar onde queremos chegar. É o teste perfeito neste momento.”
“A Ucrânia é uma seleção que tem crescido muito, muito competitiva, com excelentes individualidades e um coletivo forte. Só o melhor Portugal será capaz de vencer.”
O internacional português deixou ainda um apelo ao apoio dos adeptos em Tavira:
“Que os portugueses continuem a vir aos nossos jogos. São uma força adicional para a equipa. Esperamos dois pavilhões cheios para nos darem força para o Europeu.”
Regresso a Tavira e histórico equilibrado
Os jogos frente à Ucrânia marcam o regresso da Seleção Nacional a Tavira, onde não competia desde outubro de 2013, num empate (1-1) frente à Espanha.
O histórico entre Portugal e Ucrânia é marcado pelo equilíbrio:
5 vitórias,
3 empates,
3 derrotas em 12 encontros.
O último duelo realizou-se em agosto de 2024, em Viseu, durante a preparação para o Mundial do Uzbequistão. A Ucrânia chega a este reencontro após ter sido 3.ª classificada no último Campeonato do Mundo e semifinalista do mais recente Europeu.
Portugal no Euro 2026
Portugal integra o Grupo D do Campeonato da Europa 2026, juntamente com Itália, Polónia e Hungria. Esta será a 11.ª participação lusa numa fase final, numa competição onde a Equipa das Quinas conquistou os títulos de 2018 (Eslovénia) e 2022 (Países Baixos).
A fase final será disputada entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026, na Eslovénia, Letónia e Lituânia.