Entre Natal e Ano Novo, há futsal de alto nível: antevisão completa da 14.ª jornada, antevisão de António Aires



A 14ª jornada da Liga Placard disputa-se num enquadramento muito particular da época. Estamos na quadra natalícia e de passagem de ano, um período tradicionalmente marcado por emoções intensas, mas que, no futsal, surge também como um momento de retoma competitiva após uma pausa. A competição esteve interrompida devido aos compromissos da seleção nacional, inseridos no processo de preparação para o Campeonato da Europa de 2026.


Caxinas vs Torreense

O Caxinas chega à 14ª jornada a ocupar o último lugar da tabela classificativa, contudo, traz consigo sinais recentes de competitividade que não podem ser ignorados. Na última jornada, os caxineiros foram arrancar um ponto a Porto Salvo, num jogo emocionante e disputado até ao último segundo, que terminou com um empate a quatro golos (4-4). Um resultado que, apesar de não resolver a situação classificativa, poderá ter causado impacto no plano emocional.
Do outro lado, o Torreense também vem de um empate, a cinco bolas frente ao Fundão, num encontro de contornos bem distintos. A equipa azul-grená recolheu aos balneários a vencer por 5-2 ao intervalo, com grande destaque para Tintim, autor de três golos, mas acabou por permitir a “remontada” do adversário na segunda parte.
As duas equipas estão separadas por apenas um ponto na classificação, o que reforça ainda mais o carácter decisivo deste duelo. Trata-se de um confronto direto entre conjuntos que ocupam lugares do fundo da tabela, na luta pela permanência. Acredito num jogo equilibrado mas carregado de tensão, jogado nos limites da competitividade.


FC Famalicão vs Quinta dos Lombos

Em Famalicão, cruza-se o caminho de duas equipas que chegam a esta 14ª jornada em momentos distintos. O Famalicão vem de um empate diante do Eléctrico. Um dos grandes destaques deste campeonato e da formação famalicense continua a ser Douglas Risi, verdadeiro homem-golo da equipa, responsável por vários tentos decisivos, alguns deles de elevado recorte técnico, como ficou bem patente no último jogo.
Do outro lado, a Quinta dos Lombos atravessa o seu melhor momento da temporada. A vitória frente ao Zêzere permitiu à equipa somar a segunda vitória consecutiva, algo que ainda não tinha acontecido esta época, e atira a equipa para lugares de play-off, com 16 pontos. Destaco o peso ofensivo de Thales e Sobral, responsáveis por cerca de um terço dos golos marcados pela equipa (12).
Duelo que se antevê equilibrado, com os Lombos a tentar dar continuidade ao momento positivo que atravessa e um Famalicão que vai tentar impor o fator casa e fugir aos lugares perigosos da tabela.


Eléctrico FC vs Leões de Porto Salvo

Em Ponte de Sôr, o Eléctrico enfrenta um desafio exigente, num momento em que a equipa sente que os detalhes têm feito toda a diferença — pela negativa. Na última jornada, os alentejanos empataram frente ao Famalicão depois de terem estado a vencer por 0-2, permitindo que o adversário recuperasse a desvantagem e alcançasse a igualdade.
Ao longo da temporada, têm-se repetido hiatos competitivos em momentos cruciais dos jogos, períodos em que a equipa perde solidez, concentração ou capacidade de gestão do resultado. O Eléctrico joga bem, compete, cria, mas esses instantes de quebra têm custado pontos preciosos.
Do outro lado surge um Leões de Porto Salvo que, apesar de ocupar o terceiro lugar da classificação, atravessa uma fase menos positiva. A equipa vai para o sétimo jogo consecutivo sem vencer. A última vitória dos Leões aconteceu em Braga, no dia 1 de novembro, e desde então a equipa somou 3 empates e 3 derrotas.
Não esquecer algumas lesões e ausências que, na minha ótica, tiveram impacto na produtividade da equipa.
Vamos ter um jogo em que os da casa precisam urgentemente de converter boas exibições em pontos e a outra equipa procura quebrar um ciclo sem vitórias.


AD Fundão vs SC Braga

No Fundão, disputa-se um encontro que espelha bem o equilíbrio e a imprevisibilidade desta fase do campeonato. A equipa orientada por Nuno Couto ocupa atualmente lugares de play-off, mas está longe de poder respirar de alívio. Temos 5 equipas (Caxinas, Eléctrico, Torreense, Famalicão e Fundão) separadas por 2 pontos, o que faz com que qualquer deslize possa ter consequências imediatas.
O Fundão tem revelado uma importante capacidade reativa, evidente na última jornada, quando conseguiu reverter um resultado negativo ao intervalo.
Do outro lado surge um SC Braga a viver uma temporada aquém das expectativas. A derrota pesada frente ao Sporting (1-8) foi um duro golpe e expôs fragilidades. O Braga sofre mais golos dos que marca (30-40).
O técnico Joel Rocha procura devolver competitividade e confiança ao grupo em 2026.
Dois conjuntos: um que procura estabilizar acima da linha de perigo e outro que tenta inverter uma narrativa negativa.


Sporting CP vs Rio Ave FC

O Sporting chega a esta fase em modo rolo compressor. A vitória clara frente ao Braga, por 1-8, reforça um momento absolutamente avassalador.
O Sporting apresenta o melhor ataque da prova (85 golos) e conta com o artilheiro do campeonato: Bruno Pinto, a face mais visível da máquina ofensiva leonina.
Do outro lado estará o Rio Ave, uma das grandes sensações da primeira volta. Ocupa atualmente o quinto lugar, fruto de uma época muito competente.
No entanto, chega de uma derrota pesada frente ao Benfica (2-10), um resultado que pode ter deixado marcas.
O favoritismo leonino é claro, mas é na quadra que se provam estas ideias.


SL Benfica vs Ferreira do Zêzere

A águia continua a voar alto no topo da tabela. O Benfica tem o segundo melhor ataque (64 golos) e a melhor defesa do campeonato (18 sofridos), um equilíbrio que explica a sua superioridade.
Do outro lado estará um Ferreira do Zêzere que tem sido uma das equipas mais consistentes da época, atualmente no 4.º lugar.
Grande parte do seu rendimento passa pela eficácia de Jô Mahrez e Rui Fortes, ambos com nove golos.
Será um teste de fogo para o Zêzere e uma oportunidade para o Benfica consolidar liderança.


Concluindo, recordar que temos à porta o mercado de inverno, que poderá trazer reformulações nos plantéis. No fundo, esta jornada é como a noite de passagem de ano: uns querem fechar 2025 em festa, outros pedem um novo começo em 2026.
Entre prendas, champanhe, resoluções e desejos, o futsal promete fogo-de-artifício dentro do pavilhão em mais um fim de semana.

Para todos, um Próspero 2026! Viva o futsal.


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade