“Vamos testar os nossos limites contra uma das melhores equipas do mundo”, afirma Rui Costa antes de receber o Sporting CP



O Valpaços Futsal Clube vive este sábado um dos momentos mais marcantes da sua história recente. A equipa transmontana recebe o Sporting Clube de Portugal às 16h00, no Pavilhão Desportivo de Valpaços, em partida da 1.ª eliminatória da Taça da Liga Placard 2025/26. Um encontro que coloca frente a frente um estreante na II Divisão e um dos maiores colossos do futsal mundial.

Na antevisão ao duelo, o treinador Rui Costa assumiu que esta presença na Taça da Liga é um prémio pelo percurso realizado na primeira metade da época.
“O jogo da Taça da Liga, nós assumimos, claro, como um prémio pelo aquilo que fizemos na primeira fase desta segunda divisão, da nossa estreia na segunda divisão.”

O técnico destacou ainda a competência demonstrada pela equipa e reforçou que o principal objetivo passa por desfrutar do momento, consciente da diferença competitiva entre as formações.
“Fomos uma equipa que demonstrou alguma competência na interpretação do jogo e vamos procurar desfrutar do jogo, sabendo das diferenças.”

Rui Costa não escondeu o respeito pelo adversário, sublinhando a grandeza e exigência que representa enfrentar o detentor da Taça da Liga.
“Vamos nos testar contra uma das melhores equipas do mundo. Temos plena consciência das dificuldades que vamos enfrentar.”

Apesar do favoritismo leonino, o treinador do Valpaços reforça que há sempre espaço para competir e para sonhar, desde que a equipa consiga atingir o seu limite máximo de rendimento.
“Vamos procurar competir, testar os nossos limites e procurar que seja um espetáculo agradável para as pessoas de Valpaços que tenham a oportunidade de ver ao vivo a equipa da cidade jogar contra uma das melhores equipas.”

Mais do que o resultado, Rui Costa quer que o jogo seja vivido como uma festa do futsal.
“Que o futsal seja aquilo que deve ser: uma festa, e que o prazer do jogo seja nos limites.”

Ainda assim, o técnico admite que a equipa estará pronta para explorar qualquer momento favorável.
“Obviamente que estamos sempre disponíveis para surpresas. Mas sabendo que as surpresas, neste caso, são caras.”
“Nós temos de estar num momento de perfeição e do lado de lá tem que alguma coisa não correr tão bem.”

Por fim, Rui Costa deixou claro que, independentemente do resultado, o foco rapidamente se voltará para a segunda fase do campeonato.
“Estamos dispostos e disponíveis para aproveitar o que o momento nos der. O principal objetivo neste momento é desfrutar e depois encarar o foco para a segunda fase, que aí vem.”

O Valpaços entra assim na Taça da Liga com humildade, ambição e espírito competitivo, preparado para viver uma tarde histórica e para desafiar um dos gigantes do futsal mundial perante um pavilhão que promete estar completamente lotado.



Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade