Eficácia, intensidade e talento: Nun’Álvares impõe lei de campeão diante do Leões de Porto Salvo.
O Campeão Nacional, GCR Nun’Álvares impôs toda a sua força e maturidade competitiva ao vencer o CR Leões de Porto Salvo por 5-1, em jogo da Liga Feminina Placard – 13.ª jornada. A formação de Fafe somou a 12.ª vitória em 13 jornadas e manteve a pressão sobre o líder Benfica, enquanto o Leões, terceiro classificado, nunca conseguiu impor o seu habitual ritmo alto nem contrariar a eficácia do adversário.
O início do encontro foi marcado pela ascensão ofensiva da guarda-redes Júlia Melz, elemento decisivo na criação de desequilíbrios. Aos 9 minutos, Melz subiu no terreno e rematou forte; Marta Costa ainda defendeu, mas a bola sobrou para Jana Godoi, que cruzou de imediato. A bola viajou para a zona central da área, onde Beatriz Fonseca apareceu no tempo certo e finalizou de pé direito, inaugurando o marcador: 1-0.
O Nun’Álvares não baixou o ritmo e fez o 2-0 aos 11’. Júlia Melz voltou a abrir a jogada, entregando em Lídia Moreira, que tabelou com Camila. A internacional fafense conduziu até à entrada da área e rematou de pé esquerdo, batendo novamente Marta Costa. A reação do Leões levou Cláudio Cardoso a parar o jogo com um time-out, mas dois minutos depois seria Paulo Tavares a pedir o seu, para reorganizar a gestão da vantagem.
O intervalo chegou com o 2-0 a favor da equipa da casa, que demonstrava controlo emocional e uma circulação muito superior.
A resposta do Leões surgiu após a pausa. Aos 28 minutos, Inês Gonçalves encontrou a pivô Danise Wink, que recebeu de costas e assistiu de imediato Adriana Mendes “Dricas” na ala contrária. A camisola 22 rematou de primeira, rasteiro, reduzindo para 2-1 e relançando o encontro.
O Nun’Álvares não acusou o golo e voltou a carregar. Aos 32’, numa reposição lateral junto ao banco do Leões, Kaká marcou rápido para Camila, que atravessou o corredor central, driblou três adversárias e rematou. Marta Costa defendeu, mas Jana Godoi, sempre atenta, apareceu na recarga e fez o 3-1.
A partir daqui, o Leões entrou numa fase de risco que lhe foi desfavorável. Aos 37 minutos, Kika perdeu a bola no meio-campo para Lídia Moreira, que esperou o momento ideal, entrou na área e finalizou entre as pernas de Marta Costa, ampliando para 4-1.
O golpe final chegou já no último segundo. A 10,6 segundos do fim, Camila recuperou no meio-campo, soltou na direita para Claudiane “Dinha”, que rematou cruzado — meio bico, meio trivela — fixando o 5-1 a 4.2 segundo do som da buzina.
Foi uma exibição autoritária do Nun’Álvares, que controlou todos os momentos: com bola, sem bola e emocionalmente. O Leões de Porto Salvo tentou responder, mas nunca encontrou soluções para contrariar a pressão alta e a mobilidade ofensiva das fafenses.
O Nun’Álvares reforça credenciais de candidato ao título, junta brilho individual à consistência coletiva e demonstra profundidade de plantel. Júlia Melz, Camila e Jana Godoi foram decisivas num triunfo claro e justo. O Leões, apesar da boa entrada na segunda parte, sai de Fafe com a sensação de que os erros individuais e a incapacidade de gerir o 2.º momento de jogo ditaram um resultado pesado.
foto - @gcrnunalvares