Santa Luzia vence dérbi, garante manutenção, sobe ao 4.º lugar e afunda o Freixo rumo à despromoção
O Santa Luzia FC consolidou, esta sexta-feira, o excelente momento que atravessa ao vencer a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão Municipal José Natário, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard. Para além de somar 22 pontos e subir ao 4.º lugar, a formação vianense garantiu também de forma matemática a permanência no principal escalão do futsal feminino nacional.
Num dérbi do distrito de Viana do Castelo, o Santa Luzia assumiu desde cedo o controlo do jogo. A equipa de Miguel Oliveira entrou dominadora, com circulação rápida, pressão alta e um volume ofensivo muito superior ao adversário. A vantagem inaugural chegou ainda durante a primeira parte, quando Angélia Silva, após um lance bem trabalhado pelo corredor central, rematou colocado e fez o 1-0, resultado que se manteve até ao intervalo apesar das várias oportunidades criadas pelas vianenses.
A segunda parte trouxe maior equilíbrio no marcador, mas não no jogo jogado. A Casa do Povo de Freixo conseguiu chegar ao 1-1, mas o Santa Luzia manteve sempre o controlo emocional e territorial da partida. Com a guarda-redes incluída nas ações ofensivas, a equipa da casa voltou à frente do marcador: Thaís, depois de uma jogada coletiva bem construída, apareceu no coração da área para fazer o 2-1.
O domínio continuou e, pouco depois, Joana Leite, num remate forte de fora da área após uma bola parada, ampliou para 3-1, premiando um período de absoluto ascendente vianense. Nos segundos finais, o Freixo ainda reduziu para 3-2, por intermédio de Mariana Amorim, que bisou na partida, mas o resultado nunca esteve verdadeiramente em risco.
A vitória acaba por pecar por escassa tendo em conta o enorme caudal ofensivo, a superioridade tática e o número de ocasiões criadas pelo Santa Luzia FC, que rubricou mais uma exibição convincente e confirma a sua evolução ao longo da época.
Com este desfecho, o Santa Luzia assegura oficialmente a manutenção, sobe ao 4.º lugar, e condena matematicamente a Casa do Povo de Freixo à descida à II Divisão.
foto - Santa Luzia