Erick Mendonça antevê jogo aberto e aponta às transições como momento-chave
Para Erick Mendonça, a entrada na fase a eliminar marca um novo campeonato dentro do Europeu. Ultrapassado o objetivo dos nove pontos na fase de grupos, o internacional português sublinha que o contexto muda por completo. “Agora qualquer erro pode ser decisivo. Só por isso, é um grande desafio”, afirmou.
Convicto na resposta coletiva da equipa, Erick acredita que Portugal cresce com o aumento do grau de exigência. “Quanto maior o desafio, mais preparada está a nossa equipa. À medida que o nível sobe, damos um passo em frente”, destacou, afastando leituras baseadas em resultados anteriores da Bélgica, nomeadamente frente à Espanha.
O ala português antevê um jogo mais aberto, cenário que pode favorecer Portugal se a equipa for rigorosa nos detalhes. “Se estivermos focados nos duelos individuais e acertados nas transições, pode ser muito benéfico para nós”, analisou, apontando a recuperação de bola e a decisão no momento seguinte como fatores determinantes.
Erick reforça ainda a ligação direta entre treino e jogo, numa lógica de preparação para contextos reais. “O jogo é o reflexo do treino. Procuramos criar no treino situações reais para depois, no jogo, finalizarmos da melhor forma”, concluiu, deixando claro que o foco estará nas ações individuais enquadradas no coletivo, sobretudo nos momentos de transição.
Foto: FPF