André Coelho antevê final com a Espanha: “Vai ser um jogo muito igualado”



Depois da vitória convincente de Portugal por 4-1 frente à França, nas meias-finais do Euro Futsal 2026, a Seleção Nacional de Futsal iniciou esta quinta-feira a preparação para a final da competição frente à Espanha. A equipa das quinas realizou uma sessão ligeira de treino na Arena Stožice, em Ljubljana, na Eslovénia.

Portugal vai medir forças com a congénere espanhola no próximo sábado, às 19h30 locais (18h30 em Portugal Continental), naquela que será a quarta final europeia da história da Seleção Nacional e a terceira consecutiva, depois das decisões de 2010, 2018 e 2022.

A comitiva portuguesa contará ainda, esta sexta-feira, com a presença de Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que se junta à equipa antes da grande final.

Antes do treino, André Coelho falou aos jornalistas e deixou a antevisão ao duelo frente aos espanhóis, destacando o equilíbrio esperado numa final entre duas seleções de topo.

“São duas seleções muito parecidas, ofensiva e defensivamente. O desequilíbrio pode surgir nos duelos individuais, porque as duas equipas têm jogadores muito fortes tecnicamente.”

O fixo sublinhou ainda o conhecimento mútuo entre as equipas e a ausência de surpresas num jogo desta dimensão.

“Nestes jogos existem poucas surpresas. Já nos conhecemos muito bem, jogamos uns contra os outros muitas vezes. Os treinadores e os jogadores conhecem-se bem. Vai ser um jogo muito igualado, é uma final e são as duas melhores equipas da Europa e das melhores do Mundo.”

Um dos jogadores que integrou o grupo que conquistou o Europeu de 2018, em Ljubljana, André Coelho abordou também o simbolismo de regressar ao mesmo palco com a ambição de repetir o feito.

“É outro jogo e um contexto diferente, mas vão ser as mesmas dificuldades. Estamos no mesmo hotel, a jogar no mesmo pavilhão, e queria muito que a história se repetisse. Só depende de nós.”

O experiente internacional destacou ainda o percurso histórico da seleção e a dificuldade de manter um nível tão elevado ao longo dos anos.

“Para muita gente pode ser normal, mas não é normal estar em tantas finais europeias consecutivas. É tentar voltar a escrever história e deixar orgulhoso o nosso país, mais uma vez.”

A fechar, o fixo deixou claro que o passado recente não entra em campo e que a final começa do zero.

“É uma final 50/50. Temos confiança, mas no sábado nada disso importa, vai começar 0-0. O passado nada conta, mas espero que sejamos nós a sorrir no final.”

Esta é a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Campeonato da Europa de Futsal, numa competição que vai já na sua 13.ª edição. A Seleção Nacional apenas falhou as edições de 1996 e 2001 e é a atual bicampeã europeia, depois dos títulos conquistados em 2018 (Eslovénia) e 2022 (Países Baixos).


Programa da Seleção Nacional

05 de fevereiro | quinta-feira
17h50 – Treino | Arena Stožice

06 de fevereiro | sexta-feira
Horário a definir – Treino | Arena Stožice

07 de fevereiro | sábado
19h30PORTUGAL x ESPANHA
Arena Stožice | Ljubljana, Eslovénia

Horário local (mais uma hora do que em Portugal Continental). O plano poderá sofrer alterações.

foto - GettyImages


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade