Luís Conceição e Janice Silva analisam novo triunfo sobre a Finlândia
A Seleção Nacional Feminina de Futsal fechou o estágio em Lamego com pleno de vitórias frente à Finlândia. Após o segundo triunfo consecutivo, Luís Conceição e Janice Silva — autora de dois golos no encontro desta quarta-feira — fizeram o balanço da prestação portuguesa.
O Selecionador Nacional destacou a importância do momento competitivo logo após o Mundial:
O técnico sublinhou ainda a integração de algumas jogadoras e a gestão do grupo:
«Demos oportunidade à Jeka, que não estava connosco há algum tempo. Vem de lesão e pode ser um elemento importante no futuro. Pena a Kika ter-se lesionado… Trouxemos a Carol, mais um elemento jovem, com muita qualidade para nos ajudar. A Mariana Marques também não estava connosco há muito tempo e veio competir em jogos, que é sempre diferente. Ficámos satisfeitos.»
Sobre o jogo, Luís Conceição considerou que Portugal conseguiu maior controlo:
«Hoje conseguimos controlar mais o jogo e não o deixámos ficar tão instável. Acabámos por sofrer o golo do empate, na sequência de um canto a nosso favor, mas sentimos que o jogo esteve sempre mais equilibrado. Conseguimos ter mais bola e controlar o jogo com bola.»
O Selecionador reconheceu ainda a necessidade de melhorar a eficácia:
«Por norma, não somos uma seleção que faça muitos golos. Tivemos a exceção no Mundial e felizmente que nas grandes competições conseguimos fazer mais golos. Construímos muitos, chegamos muito a zonas de finalização, mas depois não conseguimos dilatar o resultado e terminamos os jogos a sofrer sem necessidade. Às vezes os resultados são um pouco enganadores, em relação ao que se passou nos jogos. É algo que temos de pensar, mas a verdade é que nas grandes competições, quando temos mais tempo para trabalhar com as jogadoras, conseguimos encontrar soluções.»
Já Janice Silva destacou a exigência do adversário e a reação do grupo:
A jogadora reforçou a confiança na qualidade da equipa:
«Sabemos que temos qualidade e acima de tudo temos de desfrutar dos jogos, dando o melhor para honrar a Seleção Nacional de Portugal.»
Janice deixou ainda uma palavra ao adversário e ao público de Lamego:
«A Finlândia tem vindo a crescer degrau a degrau. Precisamos que todas as seleções consigam evoluir para também podermos competir nos grandes palcos. Parabéns à Finlândia pelas boas prestações que tiveram e por nos terem criado dificuldades. Quero agradecer a Lamego e a estas pessoas que nos acolheram da melhor forma. Somos muito gratas: obrigada, de coração!»
Foto: FPF