Última jornada da Liga Feminina Placard promete decisões e despedidas, antevisão de João Correia
ÁGUIAS DE SANTA MARTA vs NUN'ÁLVARES
A equipa da casa despede-se da Primeira Liga. Foi uma das desilusões da época. A instabilidade ao nível do corpo técnico ajudou certamente. É uma pena que a qualidade da Diana e da Andreia não tenha tido frutos num melhor coletivo e que agora sejam remetidos à 2.ª Liga.
A equipa forasteira fez um campeonato competente, mas a verdade é que não venceu o Benfica em nenhum dos jogos. Trata-se de uma equipa que veio a ficar mais compacta com o avançar do campeonato, embora nunca tenha chegado, do meu ponto de vista, a um pico de forma em termos de jogo jogado. É inteligente a jogar, competente e tem muitos recursos táticos e formas de atuar.
Com um plantel recheado de estrelas, é difícil identificar quem mais se destacou porque valem muito pelo coletivo. A muralha Júlia, a estrela Camila, o relógio suíço Ana Azevedo e a máquina Lídia estarão prontas para esta última fase de competições a eliminar.
Neste jogo… nada de novo. Favoritismo total ao Grupo Nun’Álvares.
CASA DO POVO DE FREIXO vs LEÕES DE PORTO SALVO
A equipa da casa sabia, à partida, que teria uma tarefa árdua no que concerne a manter-se nesta divisão, e assim aconteceu. A falta de experiência e de qualidade individual para este escalão precipitou a descida numa fase embrionária do campeonato.
Do lado dos Leões de Porto Salvo, mostraram ser uma equipa compacta, que joga praticamente sempre da mesma forma: na raça, no querer e na qualidade individual. Demonstraram competência ao longo do campeonato, vencendo todos os adversários, à exceção de Benfica e Nun’Álvares.
Terá agora capacidade, nas fases a eliminar — nomeadamente na Taça da Liga — de fazer uma surpresa? A potência da Kika, os recortes de qualidade de Morgado, a assertividade da Dricas, o espírito da Queiroz e a referência da Ferreira estão à altura disso.
Para este jogo, a maior desilusão da equipa da casa poderá ser terminar a caminhada sem qualquer vitória no principal escalão. Claro favoritismo da equipa forasteira.
ÁRVORE vs ATLÉTICO
A equipa da casa foi uma das surpresas do campeonato. Com um treinador experiente e uma equipa refeita, conseguiu atingir o principal objetivo: a manutenção. É uma equipa especialmente difícil quando joga em casa e tem apresentado um futsal alegre e competente. Mavi, na baliza, e Kseniia foram duas boas referências ao longo da época.
O Atlético ainda luta pelo 4.º lugar e fez uma primeira volta muito competente, tendo, como tem sido habitual, uma segunda volta mais difícil — embora este ano com menos diferenças. Sendo que o Santa Luzia tem uma tarefa difícil para conquistar pontos, o Atlético está na pole position para terminar o campeonato nessa posição.
Carvalhinhos, Catarina Ribeiro, Fernanda e Shirley têm dado mostras de querer continuar a fazer história pelo clube, tal como têm feito até aqui.
Sendo a última jornada, a vitória pode cair para qualquer um dos lados.
BENFICA vs SANTA LUZIA
Com maior ou menor dificuldade, com maior ou menor virtuosismo, o Benfica acaba a Liga em primeiro lugar e, para já, com apenas dois pontos desperdiçados. Verificaram-se algumas oscilações exibicionais, mas a verdade é que os três pontos acabam quase sempre por cair para a turma da Luz.
Ana Catarina tem sido preponderante, Inês Matos tem estado enorme e em crescendo. Maria e Janice aparecem quando mais é preciso. Os ingredientes para um final de campeonato em alto nível estão no pote. Aguardemos.
O Santa Luzia está a lutar pelo topo até à última jornada. Tem sido uma equipa renovada, mas que tem mostrado muita qualidade ao longo dos jogos, muito bem liderada. O sabor brasileiro de Lelê, Thais, Vivi e Angélia não passa despercebido em campo, com a cereja no topo do bolo a ser a qualidade e irreverência de Mariana Marques.
Dificuldade máxima para este jogo, que acreditamos terminar com vitória do Benfica.
NOVASEMENTE vs FEIJÓ
Jogo altamente estranho entre duas desilusões desta época. O Novasemente, altamente descaracterizado pela saída de várias jogadoras, chega a esta fase em baixa após a eliminação da Taça de Portugal pelo Gondomar, da 2.ª divisão. A verdade é que esperávamos mais da turma de Sofia Ferreira nesta temporada. A equipa acaba o campeonato com um travo amargo, mesmo acima da linha de água.
O Feijó, muito por culpa da instabilidade na equipa técnica — que mudou várias vezes — foi outra das desilusões. Observámos várias atletas em sub-rendimento. Os reforços, apesar da qualidade inegável, como Rosendo ou Maia, têm ficado aquém em termos de minutos e exibições. Nina e Sanheiro ficaram também abaixo do que podem e sabem, assim como Liliu e a própria Priscilla.
Inês Padinha acaba a época com energia renovada e mais perto daquilo que também pode e sabe fazer, com alegria no futsal que pratica.
Neste jogo, apesar de ser um tiro no escuro, pois é difícil prever o que o Novasemente apresentará, damos favoritismo à equipa forasteira.