André Sousa despede-se das quadras aos 40 anos



O guarda-redes português do Leões de Porto Salvo, ex-Benfica e ex-Sporting, pôs fim a uma carreira de duas décadas com um momento de emoção partilhado por adeptos das duas equipas no Pavilhão da Luz.

André Sousa terminou a carreira. O guarda-redes de 40 anos não chegou a jogar esta quarta-feira no Pavilhão da Luz — estava castigado depois da expulsão no primeiro encontro da meia-final do play-off da Liga de futsal entre o Benfica e o Leões de Porto Salvo —, mas ainda assim viveu um dos momentos mais bonitos da noite.

Após o apito final, o internacional português entrou em campo para se despedir dos adeptos dos dois lados. Representou os encarnados durante cinco temporadas e o emblema de Porto Salvo nas últimas duas, e foi precisamente essa ligação às duas casas que se viu no reconhecimento que recebeu: aplausos das bancadas e a homenagem dos jogadores das duas equipas, num gesto de respeito por uma das figuras maiores da modalidade em Portugal.

Por força do castigo, o seu último jogo acabou por ser disputado no passado sábado, na primeira mão, em que o Leões de Porto Salvo perdeu por 0-4. Nesta quarta-feira, já sem ele em campo, o Benfica voltou a vencer — desta vez por 4-3 — e carimbou o apuramento para a final.

Uma carreira de topo

Nascido em Coimbra a 25 de fevereiro de 1986, André Sousa construiu um percurso que o colocou entre os melhores guarda-redes do futsal português. Formado na Académica OAF, passou ainda por Instituto D. João V, Operário e AD Fundão antes de dar o salto para os dois grandes do futsal nacional.

Ao serviço do Sporting e, depois, do Benfica, ergueu praticamente tudo o que havia para ganhar. No conjunto da carreira soma 21 títulos: três campeonatos nacionais (2015/16, 2016/17 e 2017/18), cinco Taças de Portugal (2013/14, 2015/16, 2017/18, 2018/19 e 2022/23), três Supertaças (2014, 2017 e 2018) e quatro Taças da Liga (2015/16, 2016/17, 2019/20 e 2022/23), além de uma Taça de Honra da AF Lisboa. A coroar o palmarés de clubes, ergueu também a Liga dos Campeões em 2018/19 — o maior troféu europeu da modalidade.

Símbolo da seleção

A nível internacional, André Sousa foi uma presença constante na baliza da seleção nacional, que representou em 118 ocasiões. Esteve nas grandes conquistas da era dourada do futsal português: foi bicampeão da Europa, em 2018 e 2022, campeão do Mundo em 2021 e venceu ainda a Finalíssima Intercontinental de 2022. Ao todo, participou em vários Europeus e Mundiais ao longo de mais de uma década ao serviço de Portugal.

Termina assim a carreira um guarda-redes que marcou uma geração — e que, fiel ao seu percurso, quis despedir-se a agradecer a quem o acompanhou de um lado e do outro.

Foto - ruipereiraphotography


Vídeos
FPF apresenta microplanos estratégicos e Plano Nacional de Arbitragem
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade