Portimão recebe um verdadeiro “aperitivo” da Champions com quatro gigantes do futsal europeu



O Record International Masters Futsal regressa este fim de semana à Portimão Arena para uma edição de enorme peso competitivo. Nos dias 29 e 30 de agosto, Sporting CP, Benfica, Illes Balears Palma Futsal e Jimbee Cartagena vão medir forças na 8.ª edição de um torneio de pré-temporada que, pelo estatuto dos participantes, está muito longe de ser apenas mais um conjunto de jogos particulares.

O quadro reúne o campeão europeu, o vice-campeão europeu, o terceiro classificado da última UEFA Futsal Champions League e o bicampeão português, transformando Portimão num dos principais pontos de atenção do futsal europeu antes do início das competições oficiais.

Sporting regressa como campeão europeu e detentor do troféu

O Sporting apresenta-se no Algarve com dois títulos particularmente relevantes: venceu a edição de 2025 do International Masters e chega a Portimão como atual campeão da UEFA Futsal Champions League.

Na última temporada, a equipa de Nuno Dias conquistou a terceira Champions da sua história ao derrotar precisamente o Palma por 2-0, na final disputada em Pesaro.

O reencontro entre portugueses e espanhóis surge agora logo na preparação para a nova temporada, oferecendo um primeiro teste de elevado grau de dificuldade para duas equipas habituadas às decisões europeias.

Palma procura resposta depois do fim do reinado europeu

O Palma chega a Portimão depois de uma temporada em que viu terminar uma sequência histórica de três títulos europeus consecutivos, conquistados em 2023, 2024 e 2025.

A formação espanhola alcançou novamente a final da Champions, mas encontrou um Sporting mais eficaz na decisão.

O International Masters oferece, por isso, um reencontro imediato com o campeão europeu e mais uma oportunidade para a equipa balear testar o seu novo ciclo frente a oposição de nível máximo.

Cartagena também chega com estatuto europeu

O Jimbee Cartagena completa a forte representação espanhola.

A equipa terminou a última UEFA Futsal Champions League no terceiro lugar, confirmando a sua presença entre a elite europeia, embora a campanha interna tenha terminado mais cedo do que nas duas temporadas anteriores.

Depois de conquistar consecutivamente o campeonato espanhol em 2023/24 e 2024/25, o Cartagena caiu nos quartos de final do playoff, frente ao Inter, perdendo a série por 2-0.

Portimão será mais um teste importante para uma equipa que pretende recuperar protagonismo também no cenário doméstico.

Benfica leva o bicampeonato nacional até Portimão

O quarto participante é o Benfica, atual bicampeão nacional.

A formação de Cassiano Klein chega ao torneio num momento de renovação parcial do plantel, mas mantendo uma base importante da equipa que conquistou novamente a Liga Placard.

Para os encarnados, os encontros diante de adversários deste nível representam uma oportunidade relevante para testar as novas soluções antes dos primeiros compromissos oficiais e de mais uma participação na UEFA Futsal Champions League.

Um palmarés recheado de campeões europeus

A história do International Masters ajuda a perceber a dimensão que o torneio foi adquirindo.

A primeira edição, em 2016, foi conquistada pelo Inter Movistar, então orientado por Jesús Velasco e com Ricardinho entre as principais figuras. Nessa temporada, a equipa espanhola acabaria por completar um histórico triplete.

Desde então, a lista de vencedores inclui alguns dos maiores nomes do futsal europeu: Barcelona em 2017, Sporting em 2018, Benfica em 2019, novamente Sporting em 2022, Kairat Almaty em 2023 e outra vez os leões em 2025.

O Sporting é, por isso, o clube mais titulado da prova, com três conquistas.

Muito mais do que pré-temporada

A proximidade com a nova época torna inevitável olhar para o torneio como um primeiro indicador do momento das quatro equipas.

Os resultados terão naturalmente de ser enquadrados numa fase em que os jogadores ainda acumulam carga física e automatismos, mas o nível dos adversários reduz significativamente a margem para baixar intensidade.

Sporting, Benfica, Palma e Cartagena chegam a Portimão com estatuto, ambição e qualidade suficientes para transformar o Record International Masters Futsal num dos grandes testes europeus da pré-temporada.

Durante dois dias, a Portimão Arena terá algo muito próximo de um antecipado ambiente de Champions League.


Vídeos
FPF apresenta microplanos estratégicos e Plano Nacional de Arbitragem
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade