Eficácia espanhola derruba um Benfica dominador



O Illes Balears Palma somou um triunfo de mérito ao derrotar o SL Benfica por 3-2, no jogo inaugural de domingo do Record Internacional Masters Futsal 2026, perante cerca de dois mil adeptos na Arena de Portimão. Numa espécie de desforra da última final da Champions, o vice-campeão europeu foi eficacíssimo na primeira parte, construiu uma vantagem de dois golos ao intervalo e, apesar de uma segunda metade bem mais animada e de um final imprevisível, soube gerir o resultado que sempre teve do seu lado.

Com Cassiano Klein a apostar no pivô Rúben Góis e a poupar Silvestre a pensar na Supertaça, o Benfica entrou por cima. Léo Gugiel subiu no terreno como guarda-redes subido logo na bola de saída e as águias, mais tempo em 3:1, impuseram pressão alta e posse consistente. Aos 70 segundos, Lúcio ficou perto de marcar na cara do guardião e sucederam-se remates e cantos com perigo, mas o Palma, a defender na linha do meio-campo, foi equilibrando a partir dos cinco minutos.

E foi na primeira reação a sério que os espanhóis feriram. Ao minuto 7, numa excelente saída à pressão, uma indecisão na marcação libertou espaço e Zanotto aproveitou na ala para assistir Alisson, que rematou de bico para o fundo das redes: 0-1. Pior ainda para o Benfica, ao minuto 14, quando Carlos Gomez intercetou um passe de Arthur no corredor central e rematou forte e colocado para o 0-2. A juntar à desvantagem, as águias atingiram a quinta falta à beira dos 15 minutos, e o Palma sentiu-se cada vez mais confortável, fiel ao "jeito espanhol" de definir bem os momentos. Rúben Góis e Anderson ainda tiveram chances para reduzir, mas esbarraram em boas defesas de Dennis Cavalcanti. Ao intervalo, o Benfica mandava entre as áreas, mas o Palma era mais forte dentro delas — e vencia por 2-0.

A segunda parte foi eletrizante, com três golos em quatro minutos. O Benfica regressou com mais dinâmica e reduziu logo ao minuto 22: Lúcio rematou para defesa incompleta de Cavalcanti e, na insistência, Arthur surgiu isolado na direita para concluir em jeito, cruzado de baixo para cima2-1. A resposta do Palma, porém, foi imediata e cruel. Ao minuto 23, Lúcio escorregou a tentar o corte e a bola sobrou para Charuto, que lançou um contra-ataque dois contra o guarda-redes, tabelou com Fabinho e desviou para a baliza deserta: 1-3. Quase de imediato, ao minuto 24, o Benfica voltou a reagir: com Gugiel de novo em guarda-redes subido, Pany rematou contra Piqueras e Kutchy apareceu na recarga a atirar rasteiro ao canto para o 2-3.

A partir daí, o jogo tornou-se "mais dos jogadores", com o Palma a segurar o resultado e o Benfica a carregar em busca do empate. As melhores ocasiões pertenceram às águias, e a emoção subiu de tom quando, ao minuto 36, Arthur entrou como guarda-redes avançado no tudo-por-tudo encarnado — ao que Vadillo respondeu, dois minutos depois, colocando Charuto com a camisola de guarda-redes para segurar a posse. Os minutos finais foram caóticos e imprevisíveis, com lances claros dos dois lados e os treinadores a gerir tempos mortos ao segundo, mas o marcador não mais se alterou.

Foi um triunfo justo e competente do Illes Balears Palma, que capitalizou o facto de marcar primeiro e de estar sempre na frente — tendência marcante neste tipo de embates —, competiu com enorme eficácia e soube sofrer nos momentos de maior pressão adversária. Já o SL Benfica, apesar de ter dominado a "quantidade de jogo" e de ter criado as melhores ocasiões, pagou caro a falta de eficácia e dois erros defensivos determinantes, somando a primeira derrota no torneio. Um resultado que pouco beliscará a confiança do bicampeão nacional, mas que deixa o Palma de novo em rota ascendente.

Figura do Jogo: Charuto (Illes Balears Palma)

O pivô espanhol foi determinante no momento mais quente do jogo. Quando o Benfica reduziu para 2-1 e cheirava a reviravolta, foi Charuto quem, num contra-ataque letal, restabeleceu a vantagem de dois golos ao tabelar com Fabinho e desviar para a baliza deserta. Ainda assumiu funções de guarda-redes avançado na reta final, ajudando a segurar o resultado. Decisivo no golo que valeu os três pontos, foi o rosto da eficácia do Palma. Menção para Dennis Cavalcanti, seguro nas defesas que travaram o Benfica na primeira parte, e para Carlos Gomez, autor de um belo 0-2.


Foto - @jg.visualsz


 


Vídeos
FPF apresenta microplanos estratégicos e Plano Nacional de Arbitragem
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade