Nun’Álvares supera Futsi Navalcarnero e fecha Copa Ibérica com vitória de prestígio



O GCR Nun’Álvares venceu o Futsi Navalcarnero por 3-2, no último encontro da Copa Ibérica 2026, fechando a competição com uma vitória diante de uma das referências do futsal feminino espanhol. Um jogo de diferentes momentos, com a formação de Fafe a construir uma vantagem de dois golos, o Futsi a recuperar até à igualdade e Camila a aparecer no momento decisivo para entregar o triunfo às portuguesas.

O Nun’Álvares entrou com eficácia e conseguiu colocar cedo o jogo dentro do cenário que procurava. Luchi abriu o marcador para a formação portuguesa, dando expressão a uma entrada em que a equipa conseguiu encontrar primeiro as zonas de finalização.

A vantagem ganhou ainda maior dimensão quando Irene Córdoba apareceu para fazer o 0-2. Com dois golos de diferença, o Nun’Álvares tinha conseguido construir uma margem importante, mas encontrou pela frente um Futsi Navalcarnero preparado para responder.

A equipa espanhola aumentou a pressão e começou a recuperar terreno. Camila reduziu para 1-2, devolvendo o Futsi à discussão do encontro, antes de Jana Godoi completar a recuperação e estabelecer o 2-2.

O jogo regressava assim ao equilíbrio depois de o Nun’Álvares ter deixado escapar uma vantagem de dois golos. Era também o momento de maior exigência emocional para a equipa portuguesa: depois de controlar o marcador, precisava de encontrar capacidade para voltar a responder.

E encontrou.

Camila apareceu para fazer o 2-3, devolvendo a vantagem ao Nun’Álvares e assinando o golo que acabaria por decidir o encontro.

A vitória ganha particular significado pela forma como foi construída. O Nun’Álvares não só conseguiu colocar-se dois golos acima diante de um adversário de elevado nível, como teve capacidade para responder depois de o Futsi recuperar de 0-2 para 2-2, evitando que o momento emocional espanhol se transformasse numa reviravolta.

O Futsi Navalcarnero mostrou a qualidade competitiva que lhe é reconhecida e conseguiu reconstruir completamente o jogo, mas a formação portuguesa teve a última palavra.

O Nun’Álvares fecha assim a Copa Ibérica com uma vitória de prestígio, mostrando eficácia para construir vantagem e personalidade para voltar a encontrá-la quando o jogo regressou ao ponto de partida.

Figura da Partida — Camila (GCR Nun’Álvares)

O golo que separou as duas equipas surgiu quando a partida estava novamente empatada e o Futsi tinha toda a dinâmica emocional do seu lado. Camila apareceu nesse momento para devolver a vantagem ao Nun’Álvares e transformar uma recuperação espanhola numa vitória portuguesa.

Num encontro de avanços e respostas, foi quem assinou a última e mais importante decisão do jogo.


Vídeos
FPF apresenta microplanos estratégicos e Plano Nacional de Arbitragem
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade