Recital verde e branco
O Sporting CP confirmou o favoritismo esmagador e goleou o FC Famalicão por 8-2, no Pavilhão Municipal das Lameiras, em jogo da 2.ª jornada da Liga Placard. Depois de um arranque em que os anfitriões resistiram e até chegaram à frente, os leões desataram a marcar num alucinante final de primeira parte — cinco golos em poucos minutos — que resolveu por completo o encontro e confirmou a diferença abissal entre as duas equipas.
O jogo começou com domínio leonino, mas sem eficácia. Logo ao minuto 1, Bernardo Paçó subiu no terreno, em funções de guarda-redes subido, e ganhou um canto, e o guardião voltaria a arriscar de longe ao minuto 3. O Sporting acumulava chegadas à área e remates, esbarrando num atento Guilherme Rego, enquanto o Famalicão tentava responder em saídas rápidas. E, contra a corrente do jogo, foi mesmo a equipa da casa a inaugurar o marcador: ao minuto 12, Daniel Silva fez o 1-0 e atirou as Lameiras ao delírio.
A alegria famalicense, porém, durou pouco — e o que se seguiu foi demolidor. Num autêntico furacão verde e branco, o Sporting virou tudo do avesso: ao minuto 16, Felipe Rufino fez o 1-1 e, no mesmo minuto, Wesley colocou os leões na frente (1-2); ao minuto 18, Wesley bisou para o 1-3; e ao minuto 19, num abrir e fechar de olhos, Felipe Valério (1-4) e Rocha (1-5) ampliaram a vantagem. Cinco golos numa questão de minutos que transformaram um 1-0 adverso numa vantagem tranquilíssima ao intervalo.
A segunda parte foi mera formalidade. O Sporting geriu, rodou o plantel e voltou a ferir ao minuto 32, com dois golos quase seguidos: primeiro Tiaguinho, servido por Alex Merlim, fez o 1-6, e logo depois Felipe Valério, assistido por Bruno Maior, apontou o 1-7. O Famalicão ainda reduziu ao minuto 35, por Diogo Mesquita (2-7), num período em que Rúben Santos chegou a acertar no poste, mas o Sporting teve a última palavra: ao minuto 39, Felipe Valério completou o hat-trick para fixar o 8-2 final.
Foi um triunfo esmagador e sem qualquer contestação do Sporting CP, que, apesar de um arranque menos eficaz, mostrou uma superioridade avassaladora assim que engrenou, sendo letal e implacável no capítulo da finalização. A equipa de Nuno Dias segue a passo de gigante no arranque da Liga, somando números impressionantes. Já o FC Famalicão, apesar de ter tido o mérito de se adiantar no marcador, acabou por ser completamente atropelado no fatídico final de primeira parte, pagando caro a diferença de qualidade e a fragilidade defensiva perante o campeão europeu. Um resultado pesado, mas dentro do historial recente entre as duas equipas.
Figura do Jogo: Felipe Valério (Sporting CP)
O ala foi o grande carrasco do Famalicão, ao assinar um hat-trick (aos 19', 32' e 39'), sempre presente nas zonas de finalização e determinante tanto no arranque da goleada como no fecho das contas. Numa noite de festa coletiva leonina, foi Felipe Valério quem mais brilhou no capítulo do golo. Menção para Wesley, autor de um bis no minuto fatídico, e para Bernardo Paçó, ativo também no jogo ofensivo com as suas subidas ao terreno.