Meias finais do Mundial jogam-se com vista a titulo inédito
A edição de 2016 do Mundial de Futsal 2016 está cada vez mais na história das competições. Depois da queda do Brasil, foi a Espanha e a a hegemonia estabelecida pelas duas nações no futsal dará início a um inédito campeão mundial.
Tudo o que este mundial está a revelar vai além de não termos Brasil ou Espanha entre os finalistas de 2016. Desde 1992 os dois grandes rivais no futsal mundial estiveram no Top 4 em todas as edições. Mais que isso, apenas em 1992 quando os Estados Unidos fizeram a final contra o Brasil e 2004 quando foi a Itália contra a Espanha, os dois países sempre estiveram entre os 2 melhores do torneio. Posições em que nenhum dos semifinalistas deste ano já esteve.
Entre os 4 semifinalistas quem esteve mais perto de chegar ao título foi a Rússia, que já esteve entre os 4 melhores em 3 oportunidades: em 1996 caiu diante o Brasil por 6-2, em 2000 perdeu para a Espanha por 3-2 e em 2008 mais uma derrota para o Brasil por 4-2. Portugal e Argentina também já estiveram no Top 4 e também foram parados pelo Brasil. Os lusos chegaram em 2000 quando perderam por 8-0. E os Argentinos apareceram pela primeira vez entre os 4 melhores em 2004 quando caíram por 7-4. O Irão, último semifinalista de 2016 também já sentiu o gosto de uma semifinal de Mundial, foi em 1992 quando caíram para a surpreendente seleção dos Estados Unidos por 4-2.
Finais Mundial de Futsal
Agora, duas destas seleções finalmente vão romper a barreira do 3º e 4º lugares. A Rússia, que segue com 100% de aproveitamento é sem dúvida a maior favorita a chegar à final, no entanto, os russos enfrentam na semifinal o perigoso Irão, que após uma primeira fase irregular, onde terminou na terceira posição do Grupo F, tem crescido na competição e mesmo com pouca tradição mundial, afastou o Brasil e o Paraguai da campetição.
Na outra meia final o duelo será entre Portugal, comandada por Ricardinho e a Argentina, atual campeã sul-americana. As campanhas da primeira fase foram parecidas: 2 vitórias e 1 empate, a pequena vantagem portuguesa deve-se ao saldo de golos. Nos oitavos e quartos os portugueses passaram no tempo regulamentar com vitórias por 4-0 contra a Costa Rica e 3-2 contra o Azerbaijão. A Argentina logo nos oitavos contra a Ucrânia, teve de jogar o prolongamento, quando venceu por 1-0, mas nos quartos de final aplicou um tranquilo 5-0 contra o Egito mostrando que o possível cansaço não se tornou obstáculo.
Nesta terça-feira conheceremos o primeiro finalista. Rússia ou Irão e assim o país do futsal, o Brasil, estará representado na decisão através de Gustavo, Rômulo, Robinho e Éder Lima. Caso contrário o Mundial da Colômbia será lembrado também como a primeira vez em toda a história dos mundiais de futsal em que nenhum jogador brasileiro foi ao menos finalista da competição.
Vídeos