Fassy: "Para fazer um treino, percorro 300 KM"



Luiz Alberto Freitas Fassy é brasileiro, tem 31 anos e é natural de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Está a viver em Portugal há 12 anos e chegou para trabalhar e "nunca para jogar". No Futsal, passou pelos Independentes de Sines, Albufeira Futsal, Vasco da Gama e Fabril. Por estes dias analisa algumas propostas para continuar na Liga Sport Zone, depois da despromoção e da final da Taça de Portugal alcançada. Para o então camisola 26, o real motivo para chegar a terras de Camões foi "estar com a minha prima que era casada cá e acabei por começar a trabalhar com eles num café de um parque de campismo" e acabou a fazer 300 quilómetros diários entre Santo André e o Barreiro. Na entrevista de hoje, conhecemos melhor aquele que foi o segundo melhor marcador da fase regular do campeonato, após ter marcado 25 golos, menos 3 que Deives, o melhor marcador da primeira fase.

ZT - A tua chegada a Portugal nunca se deveu ao Futsal. Qual o teu percurso nesta modalidade?

Fassy - Comecei a jogar n´Os Independentes de Sines na época 2006/07, onde estive 4 anos – no último ano aconteceram algumas coisas e acabei por sair e fui para o Albufeira Futsal, onde permaneci 1 ano e não renovei. Voltei novamente a Sines, fruto de uma oportunidade de trabalho e comecei a jogar no Futebol de 11, onde estive 2 meses, pois vi que aquilo não era o ideal para mim – já estava mais habituado a jogar futsal do que futebol de 11. Voltei aos Independentes de Sines onde tive uma pequena lesão no joelho e tive de ser operado aos ligamentos cruzados e ao menisco e acabei por me tratar bem. Mais tarde, o Nanã convida-me para o Fabril – já o tinha feito várias vezes -, e acabei por aceitar e foi onde o Futsal, para mim, correu super bem. Foi onde conseguimos chegar a um patamar muito elevado do Futsal português.

ZT - Para treinares fazes 300 quilómetros entre Santo André e o Barreiro, o que prova o teu carinho por esta modalidade. Como surgiu esta paixão?

Fassy - A paixão pelo Futsal vem desde sempre, porque nós no Brasil jogamos sempre Futebol 11 à tarde e Futsal à noite. Podíamos ser federados nos dois, não havendo problemas com isso, e quando cheguei a Portugal comecei a jogar Futsal, passei a gostar mais e acabei por ficar até hoje e é uma grande paixão.

ZT - És uma das caras fortes do Fabril e dos melhores marcadores da equipa durante as últimas épocas. Que importância teve o Fabril no teu crescimento desportivo e pessoal?

Fassy - Para quem não me conhece, eu luto todos os treinos, todos os jogos para chegar ao meu sonho e os meus colegas de equipa facilitam muito nisso – quando faço um golo, o Elvis até brinca comigo ao dizer que ninguém consegue fazer mais golos que o zuca; ele e eu estamos ser a brincar. O Fabril fez-me evoluir muito nesta vertente do Futsal, onde aprendi muita coisa com o Nanã que é um treinador espetacular e de tudo aquilo que eu sei do Futsal, devo-o tudo a eles. Foi ali onde cheguei ao patamar máximo do Futsal português.

ZT - Muitos não sabem, mas para treinares apenas uma vez, percorres 300 quilómetros, porque trabalhas em Santo André e treinas no Barreiro. Podes explicar este facto?

Fassy - Muitos não sabem, mas eu faço 300 quilómetros por dia para ir treinar ao Fabril. Além de treinar, ainda trabalho – saio de casa às 8 horas para o emprego e saio às 17, para depois fazer os 300 quilómetros (ida e volta). Quando os jogos eram no norte fazia mais ainda e quando chegávamos ao Barreiro, além de tantos outros percorridos, tinha mais 130 quilómetros para fazer. Foi uma luta que tive durante estes últimos 4 anos no Fabril mas valeu sempre a pena – não me arrependo de nada e se for para voltar a fazer isso outraz vez, vou continuar até aguentar e a batalhar para jogar Futsal.

ZT - E o que ainda te move a fazer todas estas viagens pelo Futsal?

Fassy - É a paixão que tenho pela modalidade; é o meu sonho de voltar à Liga Sport Zone, onde já consegui chegar. Foi difícil, com bastantes viagens (treinos e jogos) - cheguei a ter um pequeno acidente de carro no primeiro ano de Fabril, embora nada de mais e correu depois tudo bem. Nunca desisti de nada, batalhei sempre para chegar onde cheguei e só tenho a agradecer ao Fabril.

ZT - Foste o segundo melhor marcador da fase regular com 25 golos, menos 3 que o melhor goleador Deives do SL Benfica. Que balanço coletivo e individual fazes desta temporada?

Fassy - Coletivamente, tivemos altos e baixos na nossa equipa, com os primeiros jogos a revelarem-se complicados, connosco a receber de início as atualmente melhores equipas do Futsal. Só começamos a pontuar a partir da quinta jornada e terminámos a primeira volta da fase regular a apenas um ponto de jogar a Taça da Liga. Depois, na segunda volta, voltámos a ter os mesmos resultados e a pontuar. Tivemos picos baixos e altos e isso uniu-nos mais. Sabíamos das dificuldades que tínhamos para jogar e continuar na Liga Sport Zone – não conseguimos e acabámos por perder no penúltimo jogo; chegámos ao fim do campeonato com a decisão na penúltima jornada e acabámos por descer de divisão. A nível individual, foi uma experiência fantástica e considero que esta foi a minha melhor temporada. Alcancei sempre os meus objetivos – para além da manutenção, queria alcançar o título de melhor marcador pelo qual estive sempre na luta, perto do Deives. Não consegui sê-lo mas foi o melhor que me podia ter acontecido.

ZT - Existe uma grande dúvida em torno da continuidade da secção de futsal do Fabril. Colocando os dois cenários em cima da mesa, é para continuares no Fabril ou poderás te aventurar noutra equipa da Liga Sport Zone? Tens propostas?

Fassy - Não sei, porque neste momento não tenho ligação ao Fabril. Aconteceram algumas coisas que não deveriam ter acontecido – não da parte do staff técnico do Fabril/Auto Kuatrus, mas sim do presidente e não quero saber nada sobre eles. Não vou continuar no Fabril e estou ainda a ver algumas propostas para perceber se vale a pena eu ir ou não – existem algumas da Liga Sport Zone mas não sei nada ainda do meu futuro, porque estou tranquilo e a aproveitar as férias e só no fim do mês saberei.

ZT - O que destacas desta época?

Fassy - Não é preciso nem dizer: a final da Taça de Portugal. Para mim foi o melhor que me aconteceu e foi uma grande felicidade – nós perdemos e lutámos até ao último segundo contra o Sporting, que é uma grande equipa. Ali sim, concretizei o meu sonho de jogar a Liga Sport Zone e estar numa final como é a Taça de Portugal.

ZT - Fassy, foi um prazer e só temos a agradecer pela tua disponibilidade e também dar-te os parabéns pelo amor que tens por esta magnífica modalidade.

Fassy - Obrigado Zona Técnica por conceder esta entrevista e que continuem a fazer esse belo trabalho pelo futsal português. Muito obrigado.


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade