Raio-X | Seleção Italiana



Portugal e Itália defrontam-se hoje (5/11) e amanhã (6/11) pelas 20:30 horas em Oliveira de Azeméis.

Olhando para o histórico entre as duas seleções, existem apenas dois jogos já disputados, uma vez que a seleção Italiana teve a sua estreia apenas em Janeiro de 2015, numa lista onde constavam 6 das 15 jogadoras convocadas para este duplo confronto.

Sendo uma seleção recente, tem como de costume algumas alterações de convocatória para convocatória, e foi por isso que a Zona Técnica colocou mãos à obra e fez um Raio-X a esta seleção, falando com curtos textos de algumas características das jogadoras desta seleção.

Para o fazermos tivemos o apoio de várias jogadoras que jogam ou jogaram neste campeonato italiano e que dividiram ou dividem balneário com muitas destas jogadoras.

Deixamos de seguida as principais características destas internacionais italianas:

 


 

Nome: Valentina Margarito

Clube Atual: Italcave Real Statte

Data de Nascimento: 09-05-1989 (30 anos)

A experiente guarda-redes italiana é um autêntico monstro na baliza. Muito grande e pesada, Margarito junta o seu grande poderio físico a uma velocidade pouco comum que a coloca sempre muito perto das adversárias. Ótima a colocar bolas diretas no pivot com as mãos, tem no jogo de pés uma debilidade, sendo outro ponto fraco a facilidade com que esta cai ao chão, sendo assim mais vulnerável contra jogadoras muito tecnicistas.

 


Nome: Marika Mascia

Clube Atual: Futsal Femminile Cagliari

Data de Nascimento: 21-11-1987 (31 anos)

Uma guarda-redes experiente e muito completa. Ágil e rápida, Mascia tem uma grande facilidade na reposição de bola tanto com as mãos como com os pés que são outro dos seus pontos fortes. Ainda assim, apesar destas características é uma guarda-redes que se mantem muito na linha de golo e que tem na sua saída dos postes um ponto mais frágil.

 



Nome: Arianna Tirelli

Clube Atual: SS Lazio

Data de Nascimento: 04-06-1997 (22 anos)

A mais jovem deste lote de guarda-redes. Com uma margem de progressão grande, não é uma presença assídua na seleção, mas ultimamente tem sido chamada. É a titular da equipa da Lazio e tem como principal arma a sua capacidade na defesa das bolas rasteiras, sendo também ela muito interessante a defender grandes penalidades.

 

                                                                                                                            



Nome: Cecilia Barca

Clube Atual: SS Lazio

Data de Nascimento: 27-07-1999 (20 anos)

Mais uma jovem promessa italiana. Apesar da tenra idade, Barca é atualmente a capitã da equipa da Lazio (onde divide balneário com as portuguesas Taninha e Caty). Não é um poço de técnica, mas é uma jogadora muito veloz e aguerrida, algo que lhe dá algumas vantagens contra pivôs mais posicionais pela sua capacidade de antecipação.

 

                                                                                                                      



Nome: Federica Belli

Clube Atual: Montesilvano Femminile

Data de Nascimento: 02-09-1992 (27 anos)

Um poço de força física, com capacidades que fazem inveja a muitos homens desportistas, Belli acaba por ser também destaque pelo seu belíssimo remate e ela sua exelente capacidade ofensiva. Já a nível defensivo tem mais dificuldades nos processos defensivos e é uma jogadora muito tempestuosa, sendo fácil de destabilizar.

 


Nome: Ludovica Coppari

Clube Atual: Futsal Salinis

Data de Nascimento: 21-05-1998 (21 anos)

A seu favor dizemos desde logo que esta é a única jogadora que é atualmente campeã italiana em título que consta nesta seleção. Coppari joga habitualmente a ala, sendo, contudo, uma jogadora que oferece mais garantias defensivas. Jogadora agressiva e com bom posicionamento e boa leitura de jogo, acaba por ser pouco habilidosa e pouco perigosa em termos ofensivos.

 


Nome: Aida Xhaxho

Clube Atual: Montesilvano Femminile

Data de Nascimento: 20-05-1993 (26 anos)

Uma Albanesa naturalizada Italiana, ela que foi muito cedo para Itália. Uma qualidade técnica acima da média e canhota, com uma boa meia distância. Ainda assim tem a velocidade como a sua característica mais débil, sendo uma jogadora um pouco lenta e que perde algumas bolas quando pressionada.

 


Nome: Erika Ferrara

Clube Atual: Città di Falconara

Data de Nascimento: 16-07-1999 (20 anos)

Outra das jovens promessas italianas, (esta proveniente do Falconara) Ferrara destaca-se pela sua velocidade, algo que a torna numa jogadora muito interessante para jogar em transições rápidas. Ainda assim, apesar de ser muito boa em termos físicos, esta conta com algumas carências quer técnicas quer táticas.

 


Nome: Sabrina Marchese

Clube Atual: Futsal Femminile Cagliari

Data de Nascimento: 26-05-1991 (28 anos)

A experiente ala italiana destaca-se pelas suas capacidades físicas. Uma jogadora rápida e resistente que não vira a cara à luta, mas que acaba por pecar depois em termos técnicos onde não é uma jogadora muito dotada e também em alguns aspetos táticos.

 

                                                                                                                     


Nome: Sara Boutimah

Clube Atual: Italcave Real Statte

Data de Nascimento: 20-08-1995 (24 anos)

Com nacionalidade Italiana e Marroquina, Sara Boutimah é uma jogadora que brilha tanto nas quadras como nas areias de Italia. Como pivot tem o seu aspeto físico como ponto fraco, sendo muito frágil nesse aspeto, algo que compensa com a sua técnica muito boa e o seu oportunismo. Uma falsa lenta que pode também jogar a ala e criar algum perigo tanto nas transições rápidas como em jogado organizado.

 


Nome: Alessia Grieco

Clube Atual: SS Lazio

Data de Nascimento: 15-03-1999 (20 anos)

Como não há duas sem três, Grieco é outra promessa italiana proveniente da Lazio (tal como Tirelli e Barca). Habitualmente pivot, mas também com capacidades para jogar como ala. É uma jogadora fisicamente possante que joga bem com os dois pés e tem uma boa visão de jogo. Acaba por ser uma jogadora mais lenta, algo que compensa e esconde com a sua qualidade técnica.

 


Nome: Renatinha (Renata Adamatti)

Clube Atual: Italcave Real Statte

Data de Nascimento: 05-03-1993 (26 anos)

A italo-brasileira é neste momento a melhor marcadora do campeonato e isso diz logo muito da sua qualidade. Uma esquerdina, muito imprevisível, com uma técnica individual acima da média é presença assídua nas nomeadas para melhor do mundo e neste momento talvez a jogadora mais solicitada no mercado italiano.

 


Nome: Nicoletta Mansueto

Clube Atual: Italcave Real Statte

Data de Nascimento: 24-04-1997 (22 anos)

Uma jovem pivot com muita qualidade e que promete ser um dos nomes do presente/futuro do futsal italiano. Com muita raça e muita qualidade técnica, acaba por ser reconhecida também pelo seu forte remate. Um poderio de força que promete alguns duelos de fixo-pivot interessantes, ela que conta com a capacidade defensiva como a sua maior fragilidade.

 

                                         



Nome: Bruna Borges

Clube Atual: Montesilvano Femminile

Data de Nascimento: 25-02-1992 (27 anos)

Habitualmente joga a Fixo, mas é uma jogadora com ótimas capacidades noutras zonas do terreno. É uma jogadora muito inteligente que faz jogar a equipa e que dita o ritmo do encontro fazendo muito do jogo da sua equipa passar por ela. Uma jogadora muito móvel que acaba por ter mais carências nos processos ofensivos apesar de ser uma boa finalizadora.

 


Nome: Ersilia D’Incecco

Clube Atual: Montesilvano Femminile

Data de Nascimento: 10-01-1989 (30 anos)

D’Incecco é talvez a jogadora mais aguerrida deste lote das convocadas italianas. Uma jogadora que, tendo algumas carências técnicas, destaca-se por deixar tudo em campo, não desiste de nenhum lance é boa taticamente e muito inteligente. Ainda assim é também ela um pouco tempestuosa e fácil de destabilizar.

 

 

 


Para alem das descrições das jogadoras, pedimos também que as jogadoras que colaboraram connosco nos descem um Top 3 das jogadoras que podem criar mais problemas à seleção nacional.

Foram alguns os nomes falados, sendo que Pomposelli era também na altura um dos mais falados, ela que acabou por falhar esta competição por lesão.

Assim sendo, tirando esse nome, os 3 mais falados foram mesmo os de Boutimah, Bruna Borges e aquela que foi mesmo unanime foi Renatinha.

A italo-brasileira que até já foi internacional pelo Brasil, vencendo dois mundiais (um deles em Oliveira de Azeméis) acabou por mudar de nacionalidade e por aproveitar o facto desses mundiais não serem reconhecidos pela FIFA para poder representar esta seleção.

Renata recorde-se, também já representou o Brasil em 3 Mundiais universitários, vencendo os 3 sendo que em 2014 no Brasil foi eleita melhor jogadora, melhor marcadora e melhor pivot desse mesmo mundial universitário. É sem duvida a jogadora que pode dar mais dores de cabeça às portuguesas e foi até considerada por algumas dessas jogadoras como a melhor jogadora do mundo.




Outro dos nossos pedidos foi quanto às principais ausências, e falaram-nos em 6 nomes, isto também sem contar com Pomposelli que na altura era uma das convocadas.

3 desses nomes foram de 3 guarda-redes, Gabi Tardelli, a primeira internacional italiana, Sestani guarda-redes do Montesilvano e Bianca Castagnaro, ela que tal como as duas anteriores é brasileira mas contem nacionalidade italiana.

Mas as mais faladas foram mesmo três jogadoras de campo.

Roberta Giuliano, pivot habitual mas que não tem jogado no clube recentemente, Jéssica Exana que é a única jogadora que neste momento é campeã nacional e vencedora da supercoppa de Itália em titulo e que é um nome habitual nesta convocatória foram muito faladas mas Luciani foi mesmo a ausência que causou mais choque.

A capitã do Cittá di Falconara está a fazer uma excelente temporada, é habitualmente convocada para a seleção mas não viu o seu nome incluído nesta convocatória.

 

Itália tem então encontro marcado com Portugal para estes dias 5 e 6 de Novembro em Oliveira de Azeméis, em jogos que poderá acompanhar a partir das 20:30 horas também no Canal 11 ou na sua Zona Técnica Futsal que como costume levará até si as principais incidências do encontro.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade