Amandinha veste a pele do Mago



Há números que ficam inevitavelmente associados aos mais mediáticos jogadores de futsal num certo país.

Se em Espanha falarmos a um apaixonado de futsal em números como 7 ou 8, estes vão certamente lembrar-se de forma imediata de Javi Rodriguez e de Kike respetivamente.

Falando no numero 10, apesar de cada país ter algum nome possível de identificar, a associação mais geral será a do português Ricardinho, enquanto por exemplo o numero 5 estará também ele inevitavelmente associado ao astro brasileiro Manoel Tobias. Existem depois outros números em que a associação será mais dividida, como é o caso do numero 2 onde muitos vão falar do veterano guarda-redes Tiago, mas outros associam diretamente ao atual melhor do mundo Higuita.

Mas se há numero que está inevitavelmente associado a um único jogador é mesmo o numero 12. Todos os apaixonados por futsal associam o numero 12 a Falcão, um autentico mago do futsal, prova disso é por exemplo a tatuagem que Ricardinho tem na perna alusiva a Falcão (seu grande ídolo) com o numero 12, mas essa marca está agora ameaçada principalmente para os apaixonados de futsal feminino.

Tudo isto porque a CBFS anunciou que na Copa América realizada em Dezembro no Paraguay, Amandina (a atual melhor do mundo para a FutsalPlanet) vai usar o numero 12, ao contrário do 10 que era habitualmente usado nas ultimas convocatórias.

Uma forma de tornar este numero 12 como eterno no futsal brasileiro tanto masculino como feminino, esta que é sem duvida uma homenagem a Falcão, tal como é perceptível num excerto do texto dessa publicação da CBFS e que transcrevemos de seguida:

"A amizade entre o “Rei” e a “Rainha” já é de longa data, dentro e fora de quadra ambos trabalham pelo bem do futsal, a ala Amandinha não tem medido forças para auxiliar na divulgação e consequentemente o crescimento da modalidade para o público feminino, conseguindo grande visibilidade juntamente com o esforço das demais atletas brasileiras que atuam nas diversas equipes no país e no exterior. “Sou abençoada por ter conquistado tanto dentro do futsal, e por último tive o prazer de me tornar amiga do maior de todos os tempos, se ainda havia algo capaz de me deixar ansiosa no futsal, é isso: usar a camisa do maior de todos, me sinto honrada, e só posso dizer: Obrigada por tudo Rei!”, destacou Amandinha".

Falcão, de resto, já reagiu mesmo à publicação da CBFS no instagram onde se mostrou muito orgulhoso com esta medida escrevendo: “Que honra! Você é surpreendente Amandinha, to muito feliz!”, mensagem essa à qual a jogadora reagiu com um conjunto de corações.

Este 12 ficará assim certamente para a história do futsal brasileiro, e se já era a camisola mais “pesada” da CBFS, vai passar a pesar ainda mais depois dessa Copa América.

 

© Fotos: Penalty e CBFS



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 13 da Liga Placard, tem o apoio de IMVISO e Decatlhon Portugal
Hungria bate Rússia no 2º encontro entre as duas seleções | Vídeo
Portugal vence França por 4-3 | Resumo
Itália vence as duas partida de preparação diante da Eslovénia | Vídeo
Portugal bateu a França por 2-1 | Resumo
Espanha vence Japão por 9-1 | Vídeo
Um bronze que mudou o Futsal em Portugal | 19 anos depois
Os melhores golos da Jornada 12, com o apoio de IMVISO
Autocarro avaria e Magnus pega boleia de camião para o treino | Vídeo
Manuel Mesquita eleito com o melhor golo da Jornada 11
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial